HealthyPETFOOD: Formulações PetFood para promoção da saúde e qualidade de vida

Promovido pela Sebol em parceria com a Sonae, com o cofinanciamento do COMPETE 2020, o projeto HealthyPETFOOD compreende a conceção de novas formulações PetFood para promoção da saúde e qualidade de vida, à base de frações lipídicas funcionais a partir de subprodutos de peixe, de frações peptídicas por métodos fisico-quimicos e enzimáticos e de elevado valor por autohidrólise.
 
 
1. Síntese
 
A indústria agroalimentar gera uma elevada quantidade de subprodutos com elevado impacto económico e ambiental. A empresa SEBOL processa subprodutos animais em produtos para o mercado de alimentação animal e energia. Os vários subprodutos animais atualmente são produzidos pela SONAE (parceira deste projeto) e recolhidos pela SEBOL, que procurará assegurar as condições para investigar e maximizar o valor dos subprodutos, estudando novas soluções para promover mais valor na alimentação animal. Desta forma, a proposta consiste em valorizar as cadeias de subprodutos animais (peixe e carne) na obtenção de frações peptídicas de elevado valor após recuperação dos lípidos. Pretende-se obter ingredientes funcionais que permitam criar formulações dirigidas à obesidade e melhoria e controlo da função cardiovascular para aplicação em petfood. 
 
Serão, para isso, combinadas as melhores frações de péptidos funcionais de subprodutos de carne e peixe (com atividade antioxidante, atividade anti-hipertensiva e propriedades de anti-obesidade) com lípidos funcionais existente no óleo de peixe recuperado (ómega 3). O projeto espera explorar tecnologias de hidrólise biológica, mais específica, com enzimas e tecnologia de auto-hidrólise de maior rendimento, mas de menor especificidade e entender como estes impactam no valor biológico e funcional e analisar a melhor aplicação na exploração de valor comercial. Também irão ser explorados métodos de extração sustentável de lípidos funcionais ricos em ómega 3 a partir de subprodutos de peixe. 
 
Finalmente, pretende-se compreender como decorre a biodisponibilidade dos ingredientes funcionais em modelos intestinais e como a sua bioacessibilidade se comporta em diferentes formulações, sendo estes ensaios decisivos para a viabilidade comercial destas formulações com os parceiros industriais. Assim, este projeto permitirá acrescentar valor às farinhas simples de peixe ou carne com perspetivas de aplicação em petfood.
 
 
2. Testemunho | André Almeida, Director de I&D e Novos Negócios do Grupo ETSA
 
As empresas SEBOL e ITS, do Grupo ETSA, em parceria com entidades empresariais (SORGAL), e académicas (Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, Universidade do Minho, Instituto Politécnico de Bragança e Universidade Católica Portuguesa), desenvolveram o projeto HealthyPetFood, financiado pelo COMPETE 2020.   
 
Equipa de Investigação do Projeto HealthyPETFOOD 
 
Um dos maiores objetivos desta investigação prendia-se com a valorização dos subprodutos de peixe já recolhidos pelas empresas do Grupo ETSA. Outro dos grandes propósitos deste projeto era estudar novas alternativas para este tipo de subprodutos, avaliando nomeadamente a obtenção de ingredientes funcionais. 
 
Este tipo de ingredientes permitem o desenvolvimento de rações com benefícios na saúde e nutrição animal, em particular a pesquisa de péptidos funcionais com atividade antioxidante, anti-hipertensiva e propriedades de anti-obesidade.
 
- Hidrolisado de peixe
 
Além da pesquisa deste tipo de compostos bioativos, também se aborda ao longo do projeto a inclusão de óleo de peixe devido à sua riqueza em ácidos gordos polinsaturados (como o ómega-3) em rações animais, com benefícios ao nível da saúde cardiovascular através da redução de triglicéridos e da redução da pressão arterial.
 
Este projeto tem permitido desenvolver o trabalho de investigação planeado com o intuito de promover mais valor na alimentação animal ao mesmo tempo que se pretende maximizar o valor destes subprodutos, impulsionando o conceito de “resíduo zero”.
 
O projeto HealthyPetFood teve início em outubro de 2020 e a sua conclusão está prevista para junho de 2023, onde serão divulgados os promissores resultados que se têm obtido ao longo do trabalho.

Para a execução deste projeto foi indispensável o financiamento promovido pelo COMPETE 2020, uma vez que tem permitido às entidades envolvidas neste trabalho ter os apoios e as condições necessárias para o desenvolvimento de todos os objetivos anteriormente estabelecidos. Os incentivos do COMPETE 2020 permitiram a execução das tarefas que foram decorrendo ao longo dos últimos três anos como a otimização do processo logístico, desenvolvimento de ingredientes para rações com compostos bioativos de elevado interesse para a saúde e bem-estar animal além do desenvolvimento dessas rações e testes que permitem validar a eficácia não só destes ingredientes, como de todo o projeto.

 

3. Apoio do COMPETE 2020 

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, este projeto envolveu um investimento elegível de 1 milhão de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 696 milhões de euros.
 
 
4. Links Úteis
 
Grupo ETSA | Website 
Sorgal | Website
ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto | Website 
Universidade do Minho | Website 
Instituto Politécnico de Bragança | Website 
Universidade Católica Portuguesa | Website 

17/03/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia