Tecnologia 100% nacional e pioneira mundialmente é finalista nos Prémios Europeus de Banda Larga 2016

Tem o nome de NG-PON2 e permite aumentar as atuais velocidades de fibra ótica em 16 a 32 vezes; viabilizando assim o compromisso de levar a fibra a 5,3 milhões de casas e empresas portuguesas até 2020. Apoiado pelo COMPETE, trata-se de um projeto de elevado interesse técnico-científico e económico, capaz de revolucionar o sector das telecomunicações, um sector fulcral para a economia portuguesa.

 

1. Síntese

O projeto NG-PON2 resulta, na verdade, de um logo caminho já percorrido pela Altice Labs,SA (previamente PT Inovação) na área das redes de fibra ótica (FTTx/GPON), sob o desígnio nacional de construção de uma infraestrutura ótica para oferta de serviços de banda larga em Redes de Nova Geração (RNG). 

Esse percurso foi fortemente apoiado pelos mecanismos de financiamentos à Investigação & Desenvolvimento Tecnológico Nacional, nomeadamente através do QREN, anterior Quadro Comunitário, com destaque para os projetos “Panorama”, “Panorama-2” e “GPON-IN-A-BOX” e, também, por alguns programas europeus, com relevância para os seguintes projetos do programa europeu FP7: “Fiver” e “Sodales”.

O diagrama abaixo ilustra este percurso, que culminou na atual geração de produtos NG-PON2 recentemente apresentado pela empresa.

A tecnologia desenvolvida nestes projetos representou uma clara evolução tecnológica, suportando a implantação de fibra ótica até casa (FTTH), com grandes vantagens, quer para o cliente, quer para os operadores. 

No âmbito do projeto NG-PON2, a Altice Labs realizou, em parceria com os seus parceiros, a investigação e desenvolvimento necessários para evoluir a sua geração corrente de produtos de fibra ótica de tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network) para a mais recente tecnologia NG-PON2, assumindo uma posição de liderança no mercado de equipamentos GPON e dando a capacidade aos seus clientes de se diferenciarem, ao oferecerem serviços de comunicações com capacidades até 40Gbps/10Gbps (downstream/upstream). 

Para o cliente final (tipicamente empresas de alta tecnologia), o acesso a este tipo de serviços permite-lhes trabalhar com enormes volumes de dados entre instalações remotas ou mesmo trabalhar em paralelo com diversos parceiros de negócio em simultâneo, podendo deste modo diferenciar-se nos seus modelos de negócio.

O projeto NG-PON2 é de uma importância estratégica para a empresa, como enfatiza José Salgado, Responsável de Desenvolvimento de Sistemas de Rede pois “permitiu alavancar conhecimentos de investigação já trabalhados pelas empresas do consórcio em projetos de I&D e permitiu desenvolver protótipos e produtos inovadores de uma linha ainda não comercial e posicionar a Altice Labs como uma empresa pioneira neste tipo de tecnologia como demonstra o slide que apresentamos a seguir, onde se mostram as primeiras demos a nível mundial feitas pela empresa no Estados Unidos e em Portugal”.

José Salgado acrescenta ainda que “é graças a este projeto que, neste momento, a Altice Labs possui um dos portfólios mais ricos e inovadores do mercado, estando neste momento a dar os primeiros passos na sua comercialização.”

Com esta tecnologia pretendeu-se dar o salto tecnológico no sentido de colocar a Altice Labs na vanguarda global do setor, permitindo à empresa competir no mercado global e projetar em definitivo, no mercado internacional, a tecnologia que “fala” português.

O reconhecimento deste longo e bem-sucedido percurso na área das tecnologias FTTx é bem visível, para já, na recente nomeação para finalista do Prémio Europeu de Banda Larga 2016 (European Broadband Awards), na categoria “Future-proof and quality of service”. Teremos, no entanto, de aguardar pelo dia 14 de novembro para conhecer os vencedores.

 

Mas afinal, quais são as vantagens do NG-PON2? 

A atual tecnologia de fibra é suportada na tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network), que possibilita que o mesmo sinal seja partilhado por vários utilizadorescom uma fibra exclusivamente dedicada.

A tecnologia NG-PON2 é uma evolução do GPON e garante o suporte a velocidades mais elevadas através da utilização de transmissão de luz em várias cores, ou comprimentos de onda, fixando-se atualmente em máximos conseguidos de 40 Gbps simétricos (para upload e download). Isso representa uma vantagem imediata em relação ao GPON, atualmente limitado aos 2,5 Gbps em download e 1,25 Gbps em upload. Na prática, atualmente um utilizador de fibra com tecnologia GPON consegue descarregar um vídeo ou fotos a uma velocidade até 2,5 Gbps, mas se quiser carregar esses mesmos ficheiros na Cloud só irá fazer o envio a metade da velocidade, no máximo de 1,25 Gbps.

Com o NG-PON2 a velocidade a que recebe os dados é igual ao envio, o que se reflete na qualidade da informação que chega aos seus computadores e TV, mas também na rapidez com que envia a informação para serviços de cloud ou de alojamento externo. Isso será ainda mais relevante para as empresas, quer para aceder a serviços ou fazer backups, por exemplo.

 

 

2. Apoio do COMPETE

Cofinanciado pelo COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico), o projeto NG-PON2 envolveu um investimento elegível de cerca de 1.081 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 624 mil euros.

O projeto foi desenvolvido em regime de co-promoção com o Instituto de Telecomunicações, parceiro de longa data da Altice Labs no Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional.

O promotor líder do projeto, a Altice Labs, é uma empresa dedicada à investigação aplicada e desenvolvimento de serviços, soluções e sistemas de telecomunicações, possuindo as necessárias competências científicas, técnicas, financeiras e de gestão indispensáveis ao projeto. Por sua vez, o Instituto de Telecomunicações é uma entidade com vasto currículo de investigação em contexto nacional e internacional, e a complementaridade de competências e de funções no projeto e o bom entendimento que existiu entre as duas entidades permitiu maximizar os resultados obtidos, dentro dos prazos pré-estabelecidos.

O projeto foi desenvolvido por uma equipa de I&DT de, aproximadamente, 30 técnicos altamente qualificados, dotada das competências necessárias para garantir uma adequada execução do projeto, que permitisse potenciar os seus resultados, e aproveitar as complementaridades das valências técnicas e científicas da Altice Labs e do Instituto de Telecomunicações, numa perspetiva de enriquecimento do projeto. 

 

3. Links

Página do projeto NG-PON2 

Altice Labs | Website IDI 

Instituto de Telecomunicações | Website 

Prémios Europeus de Banda Larga 2016 | Website 

08/11/2016 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE
União Europeia