Entrevistámos Teresa Martins, cofundadora, CEO e Presidente do Conselho de Administração da Neadvance

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto "MammoAssist", constituído por duas entidades empresariais - NEADVANCE e BMD Software - pretende demonstrar e obter a validação em larga escala de uma solução inovadora capaz de auxiliar os clínicos na análise de mamografias.
 
A solução efetua a detecção e classificação de microcalcificações mamárias presentes em mamografia digital direta, ajudando clínicos e radiologistas no diagnóstico precoce do cancro da mama. Ajuda também a reduzir a necessidade de submissão a outros procedimentos (p. ex.: outros exames de mamografia ou biopsia).
 
Para melhor conhecermos o longo percurso já percorrido no âmbito deste projeto, conversámos com Teresa Martins, cofundadora, CEO e Presidente do Conselho de Administração da Neadvance. 
 
 
1. Entrevista
 
Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto MammoAssist?
Este projeto faz parte do plano de atividades do consórcio "MammoAssist", constituído para este efeito, e que é composto por 2 entidades empresariais, a NEADVANCE - Machine Vision S.A. e a BMD Software, com competências nas áreas de processamento e análise de imagens médicas e inteligência artificial e com competências em visualização de informação médica, respetivamente.
 
No âmbito deste projeto o consórcio, propõe inserir no mercado uma ferramenta capaz de auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico precoce de cancro da mama através da deteção e classificação automática de microcalcificações presentes em mamografias. Este sistema, baseado em tecnologia de processamento e análise de imagem e inteligência artificial, visa reduzir a subjetividade na interpretação das imagens e auxiliar no processo de diagnóstico.
 
Existem atualmente algumas abordagens CAD (Computer Aided Detection), quer ao nível da investigação, quer mesmo já em mercado. No entanto, a sua eficiência ao nível da deteção de microcalcificações não é a mais desejada pelos técnicos clínicos. Para além disto, os sistemas comerciais atuais estão limitados à utilização de um único equipamento. Este projeto pretende contribuir com um sistema mais eficiente e que este seja independente dos equipamentos de mamografia, podendo ser utilizado em qualquer lado e num grande número de equipamentos informáticos.
 
Neste contexto, os principais desafios residem nas técnicas automáticas e semiautomáticas para deteção de achados mamográficos com elevada suspeição de malignidade. Estas técnicas incluem tópicos de inteligência artificial como deteção, segmentação e classificação destes achados. O avanço contínuo da tecnologia de aquisição e a consequente melhoria da qualidade da imagem médica levaram a um crescente interesse por parte dos médicos, que procuram uma interpretação de imagens quantitativa na prática rotineira, e impõem novos e desafiadores requisitos para o processamento de imagens médicas e a aplicação de técnicas de inteligência artificial. A quantificação exata dos parâmetros estruturais e fisiológicos neste tipo de imagens apresenta desafios pela natureza 3D do problema e pelas limitações intrínsecas do próprio processo de obtenção de imagem, tais como, contraste insuficiente, resolução limitada, ruído, heterogeneidade ou artefactos.
   
De entre os resultados alcançados, há alguns que gostariam de destacar? A NEADVANCE desenvolveu um conjunto de algoritmos de inteligência artificial que permitem a deteção e classificação de microcalcificações presentes em mamografia digital direta. Neste projeto, foi avaliado um conjunto de técnicas de processamento e análise de imagem e abordagens de redes neuronais profundas do tipo CNN, e efetuada a respetiva validação, tendo-se obtido até ao momento resultados promissores tanto a nível das técnicas referidas como a nível do sistema CAD desenvolvido. Pretende-se continuar a fase de validação, com o parceiro de projeto LPCC, com um número muito maior de imagens que permitirá otimizar a solução e eliminar qualquer falha que possa existir.
   
Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa?
Com este projeto, o consórcio, por intermédio da NEADVANCE e da BMD pretende disponibilizar uma solução única para apoio ao diagnóstico de patologias mamárias. O potencial mercado da solução "MammoAssist" será, em primeira instância, o setor da saúde, mais especificamente, Hospitais, Centros de Saúde e Clínicas de Radiologia, podendo, no entanto, ser alargado aos centros de leitura de imagens resultantes das unidades móveis de diagnóstico.
 
Indo de encontro à estratégia definida, com o produto resultante deste projeto, as entidades empresariais constituintes deste consórcio pretendem ganhar uma posição de destaque no mercado da saúde. O mercado alvo não será apenas o mercado nacional, mas também o mercado internacional.
 
De forma a potenciar a sua entrada no mercado e globalizar a solução, o consorcio elaborou um detalhado e incisivo plano de desenvolvimento, demonstração e disseminação da solução "MammoAssist" que passa pela realização de sessões publicas de demonstração, estabelecimento de vários contactos com entidades de referência e que permitam criar novas parcerias, mas também pela divulgação da solução em vários meios, como Internet, sites da especialidade, revistas e artigos, e também através da sua participação em eventos nacionais e internacionais.
 
Num projeto desta envergadura é fundamental o apoio e contributo do COMPETE 2020 para alavancar a estratégia do consórcio e promover internacionalmente os resultados obtidos no projeto.
 
 
 
 
Perfil do entrevistado | Teresa Martins, bracarense
 
  • > Licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática, em 1991, pela Universidade do Minho e Mestre Informática, pela mesma universidade em 1998, iniciou a sua carreira profissional na área do desenvolvimento de software para equipamentos e sistemas de pesagem industrial. Entre 1998 e 2001 foi gestora de projetos no departamento de Visão Artificial no IDITE Minho, em Braga, abraçando esta área de negócio desde então.
  •  
  • > Em 2001, como co- fundadora, cria a empresa ENERMETER – Sistemas de Medição que tinha duas áreas de atuação distintas: Sistemas de Medição e Sistemas de Visão Artificial. Esta última área concebe, desenvolve e instala sistemas automáticos baseados em tecnologias de processamento de imagem e visão artificial, para os mais variados setores industriais do mercado nacional e internacional.
  •  
  • > Com a finalidade de potenciar a área de negócio da visão artificial, é fundada, em 2017 a Neadvance – Machine Vision como spin-off do departamento de Visão Artificial da Enermeter, sendo cofundadora, CEO e Presidente do Conselho de Administração.
 
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de co-promoção, o projeto MammoAssist envolveu um investimento elegível de cerca de 255 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 158 mil euros.
 
 
3. Links úteis
 
 
Neadvance - Machine Vision, LDA 
 
BMD Software, LDA

04/10/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia