RAR Açúcar “ocupa um lugar de destaque no mercado da refinação e comercialização de açúcar em Portugal”

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva visitou, a 17 de março de 2016, a RAR Açúcar. Segue o seu depoimento sobre esta empresa que tem enfrentado o século XXI com a determinação de ser uma referência no mercado ibérico, com produtos e serviços inovadores e com uma aposta clara na qualidade. 

“A RAR Açúcar é uma empresa que ocupa um lugar de destaque no mercado da refinação e comercialização de açúcar em Portugal. A RAR também comercializa energia elétrica que vende a rede, aproveitando dessa forma o que são subprodutos da atividade de refinação de açúcar na produção de energia.

Um bom exemplo de uma empresa que concorre num mercado fortemente regulado, procurando apostar na busca constante de eficiências produtivas decorrentes da utilização do estado da arte da tecnologia na produção de uma commodity de difícil diferenciação.”

 

Breve descritivo da empresa

A RAR Açúcar dedica-se à refinação e comercialização de açúcar e foi fundada em 1962, no Porto, a partir da concentração de nove pequenas unidades de refinação de açúcar da região norte. Em 1973, com a aquisição de outra grande unidade de refinação - a Refinaria Angola - torna-se um operador de referência nacional.

A concentração da atividade numa única unidade produtiva e os sucessivos investimentos em tecnologia permitiram à empresa um grande aumento da capacidade produtiva e assinaláveis ganhos de eficiência. Sempre focada na qualidade e segurança alimentar dos seus produtos e na eficiência do seu desempenho ambiental, a RAR Açúcar tem os seus Sistemas de Gestão da Qualidade, Segurança Alimentar e Ambiental certificados e foi a primeira empresa ibérica do seu setor de atividade a obter a Certificação International Food Standard (IFS).

Com uma capacidade produtiva instalada de 160 000 toneladas/ano, a RAR Açúcar comercializa diversos tipos de açúcar produzido a partir da rama de cana-de-açúcar, com diferentes utilizações e finalidades e para diversos segmentos de mercado, designadamente, indústria e distribuição.

“Presente em todos os momentos doces da vida", a RAR Açúcar valoriza a diferença de necessidades, sensibilidades e expectativas dos seus consumidores, detendo um portefólio de produtos diferenciados, com certificação Kosher (alimentos preparados segundo as leis judaicas de alimentação) e Halal (produtos e seus respetivos processos de produção seguem as condições exigidas pela lei islâmica).

 

Iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor

No âmbito da iniciativa "COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor", o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, começou a sua visita ao setor agroalimentar no dia 14 de março, envolvendo 16 empresas de um setor estratégico para o país: a indústria agroalimentar. O sector agroalimentar apresenta uma grande dispersão e pulverização empresarial, mas tem apresentado uma capacidade de inovar e de incorporar valor nos seus produtos que se reflete no peso das suas exportações e no fôlego de novas ideias e novas empresas.

O roteiro da visita procurou ser o mais abrangente possível abarcando a riqueza do setor e analisando as vantagens competitivas de cada empresa Segundo dados do INE (2014), este setor contribuiu para a economia nacional com um volume de negócios de 14,8 mil milhões de euros, e um VAB de 2,7 mil milhões. É a segunda indústria que mais emprega em Portugal, com mais de 100 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos. Tem registado nos últimos 5 anos uma taxa de crescimento de exportações superiores às importações e é fundamental para afirmar a nossa autossuficiência alimentar e garantir a sustentabilidade do consumo nacional.

Nesta visita o presidente do COMPETE 2020 foi acompanhado pela Doutora Isabel Braga da Cruz, Diretora Executiva da Portugal Foods, entidade que colaborou estreitamente na organização. A Portugal Foods é uma associação formada por empresas, por entidades do sistema científico e tecnológico nacional e por entidades regionais e nacionais que representam os vários subsetores que compõem o setor agroalimentar português.

 

Links

Roteiro | COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor | Agroalimentar | Vol. III 

Website 

Facebook 

Website do grupo RAR 

Portugal Foods | Website PT 

PortugalFoodsTV 

23/03/2016 , Por COMPETE 2020