FlavourGame: Participar e Mudar, Brincando com Texturas e Sabores

O Testemunho de Nelson Zagalo, responsável do projeto FlavourGame:

Nelson Zagalo | Responsável do projeto FlavourGame

"O projeto FlavourGame foi central na determinação de um conjunto de novas práticas no design de jogos híbridos, permitindo reunir os mundos digital e físico, ao qual foi ainda adicionada uma componente comestível, através da introdução de alimentos reais como elementos de jogo. O design do FlavourGame, no âmbito dos estudos que foram realizados, demonstrou ser capaz de introduzir alterações comportamentais no que toca à neofobia alimentar, conduzindo os jogadores (crianças dos 10 aos 12 anos) a experimentar alimentos que fora do jogo não comeriam. Dito isto, o financiamento do COMPETE 2020 demonstrou-se como central no apoio a todo o trabalho que foi desenvolvido, tornando-se um motor na inovação do design de jogos, aplicações híbridas e apoio à nutrição adequada. O projeto FlavourGame conseguiu atuar no contexto da prioridade estratégica das indústrias culturais e criativas, bem como no domínio da saúde e bem-estar, promovendo a alimentação saudável."

Enquadramento

Um "jogo sério" - tradução literal do inglês "serious game", é um jogo (analógico ou digital) que tem outro objetivo para além do entretenimento, sendo utilizado para promover a aprendizagem e a mudança de comportamento nos jogadores. Estes jogos têm sido amplamente utilizados, por exemplo, nas áreas de educação, saúde, treino cognitivo, marketing, turismo, etc., aplicando estratégias envolventes e divertidas para tentar reter a atenção do jogador.

Os jogos sérios (JS) diferem de outros média, como filmes educacionais ou livros, porque oferecem uma experiência em que o jogador está imerso na experiência de jogo, tomando ativamente decisões e recebendo feedback sobre elas. E é por isso que os JS têm mais probabilidade de atingir um melhor resultado de aprendizagem.

Os JS na área da saúde pública têm sido vistos como ferramentas interessantes para motivar os jogadores a adotarem comportamentos saudáveis. Embora esses jogos sejam abordagens válidas, a equipa de investigação do projeto argumenta que os jogos com uma abordagem educacional/informativa parecem ser muito limitados para os contextos e as formas sociais complexas de interação. Defende ainda que a natureza transmissiva da maioria dos JS coloca o jogador em isolamento e reduz o seu potencial de participação.

O Projeto

Este projeto visa desenvolver um novo modelo de JS, implementando o FlavourGame com o objetivo de ultrapassar as limitações de uma comunicação unicamente digital típica dos jogos de computador/apps. Integrando componentes emocionais e sociais importantes da comunicação, a equipa de investigação projetou um novo JS com uma abordagem tripartida: conversação, participação e interatividade tangível.

Com o tema da nutrição, o FlavourGame tem o objetivo de apoiar a autonomia e motivação de crianças dos 10 aos 12 anos para escolhas alimentares saudáveis.

Ao desenvolver um JS com um contexto físico/ social, a equipa de investigação pretende contrariar a comunicação unidirecional dos JS, tornando-a distribuída. FlavourGame é uma nova perspectiva dos JS em saúde, que concebe os jogos enquanto canais de comunicação e não veículos de transmissão, em temas de forte contexto social e cultural, como a nutrição.

FlavourGame (jogo e narrativa) é construído para uma plataforma híbrida, que combina um tabuleiro físico com componentes digitais. Nela, vários elementos confluem para o modelo tripartido: alimentos reais (sabores, aromas e texturas) são peças de jogo, criando uma nova experiência sensorial nos JS; o cenário social é o contexto para a conversação em jogo; elementos tangíveis, auditivos e visuais compõem a história, promovendo o entendimento e a retenção sobre o tema.

A experiência multidisciplinar da equipa de investigação nas áreas de comunicação, nutrição, informática/eletrónica, design de jogos e narrativas interativas conduziu à criação bem-sucedida do protótipo, seguida do teste e avaliação do produto por crianças em contexto real de uso. Foram várias as etapas de conceção e desenvolvimento do projeto, nomeadamente a materialização do protótipo do jogo analógico, o design da narrativa e respetiva framework, o desenho dos personagens e do tabuleiro, o estudo e testagem de soluções para a camada de computação física, bem como a implementação da interface gráfica para um dispositivo móvel que guia as tarefas do jogo.

No final deste projeto, o qual se aproxima (30 de junho de 2023), a equipa de investigação pretende revelar um novo modelo de JS com potencial inclusive fora do tema da nutrição e, através deste projeto, criar um protótipo promissor para comercialização e futuras campanhas de saúde.

O Apoio do COMPETE 2020

Trata-se de um projeto promovido pela Universidade de Aveiro, com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (Projetos de IC&DT), envolvendo um investimento elegível de 236 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 201 mil euros.

Links

Universidade de Aveiro: Website

Universidade Católica Portuguesa: Website

Universidade do Minho: Website

04/04/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa