Costumize Suite- Um projeto de Internacionalização na P&R Têxteis

Leia o testemunho da Fátima Neco, sobre o projeto Costumize Suite- Internacionalização, cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME.

Fátima Neco | Responsável do projeto

Enquadramento

A P&R Têxteis é uma empresa de referência no sector têxtil, especializada no desenvolvimento e produção de vestuário técnico desportivo para alta competição.

Integrando diversas modalidades desportivas, entre outras de cycling, running, rugby ou swimming, com elevada exigência de desempenho e adaptados às morfologias individuais dos atletas, integra nos seus produtos, elevado valor acrescentado resultado das atividades de I&DI desenvolvidas por si, ou em parceria com clientes, e com entidades do Sistema Científico e Tecnológico (SCT).

Resultante da sua política de máxima qualidade e eficiência no que concerne aos seus produtos e processos, com uma aposta constante na Inovação, a P&R Têxteis assume um papel de destaque no setor de vestuário técnico desportivo nacional e global. Com uma estratégia de crescimento assente em parâmetros de sustentabilidade, inovação, responsabilidade social e ambiental, é uma empresa amplamente certificada (ISO9001; SA8000; RCS (Recycled Claim Standard); Higg Index- Sustainable Apparel Coalition;).

Relativamente ao seu posicionamento na cadeia de valor, lida diretamente com as marcas de desporto reconhecidas a nível mundial. A sua abordagem business to business (B2B), assenta na estreita relação com as diversas marcas de referência, como por exemplo Adidas, Le Coq Sportif, Rapha, entre outras, oferecendo as melhores soluções aos seus clientes. Tem um percurso consolidado no setor do vestuário técnico para desporto, via contacto direto com prestigiadas marcas. A empresa coloca-se também no mercado via marca própria, a Onda, que tem já uma grande visibilidade nacional e internacional.

Ao longo de toda a sua existência, a P&R Têxteis tem apostado em I&DI, com parcerias de elevada proximidade com entidades do SCTN e internacional, tais com o CITEVE-Centro Tecnológico; CeNTI- Instituto de I&DT; FADE UP ( Faculdade de Desporto do Porto)/Labiomep ( Laboratório de Biomecânica); INESC TEC ( Instituto de Engenharia de Sistemas e computadores, Tecnologia e Ciência) ; Rede Inovação COTEC (Associação Empresarial para a Inovação); Cluster Têxtil, IBV- Instituto de Biomecânica de Valência, Universidade do Minho, de Coimbra, entre diversas outras entidades

Com uma longa tradição de I&D, a P&R é hoje considerada pelos seus clientes como seu Laboratório Criativo, destacando-se os trabalhos de preparação para o Jogos Olímpicos (fornecedores desde 1996- JO Atlanta) com elevado grau de exigência e detalhe na customização (cada atleta é único), onde a capacidade de resposta a inovação e a qualidade são condições sine qua non.

Como exemplos icónicos de atletas que vestiram produção P&R, temos Usain Bolt (Pequim 2008 e 2012 Londres- Ouro); Nelson Évora (Pequim 2008- Ouro); Comitiva Portuguesa JO Pequim; a Federação de Triatlo de Portugal, parceiros e patrocinadores durante décadas, e onde se pode destacar os mais recentes JO de Tóquio 2020. A empresa já se encontra a trabalhar para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

 

O Projeto

A direção de crescimento da P&R Têxteis assenta no lançamento de produtos novos e inovadores, através da ONDA numa ótica de “costumize suit”, assim como a entrada em novos mercados, reforçando também a sua presença/posição nos mercados onde já atua, com uma oferta inovadora e diferenciadora, respondendo às mais exigentes necessidades dos clientes do setor do desporto de alta competição.

Ao longo da sua evolução, a P&R Têxteis foi-se posicionando num setor estratégico, que potenciou a sua competitividade, como é o caso do vestuário técnico para desporto, especializando-se no trabalho dos materiais que o compõem. Esta evolução surgiu como resposta às necessidades do mercado do setor têxtil, potenciando o crescimento da empresa. Com este projeto a P&R Têxteis pretendeu incorporar fatores críticos de competitividade, onde a tecnologia de ponta e a excelência produtiva asseguram a preferência e fidelidade dos clientes e permitem à empresa responder às necessidades de mercado.

O mercado está cada vez mais exigente, pelo que se tornou necessária uma abordagem de inovação e extensão a nível global. Isto é, a empresa recorre continuamente ao desenvolvimento de novos produtos, através de processos de inovação produtiva, e, paralelamente, tem uma presença extremamente ativa na captação de potenciais negócios e novos clientes e na exploração de novos mercados.

Com mais este passo de inovação clara, o presente projeto revestiu-se de uma importância crucial, na medida em que contribuiu para a projeção da P&R Têxteis nos mercados internacionais, contribuindo assim não só para a competitividade da P&R Têxteis, permitindo potenciar a sua base e capacidade exportadora, mas também da economia nacional, contribuindo para os índices de exportação. A P&R Têxteis, através deste projeto, promoveu e desenvolveu a sua capacidade de resposta às solicitações dos mercados, melhorou a sua capacidade de comercialização e marketing, aumentou a sua visibilidade e notoriedade à escala global, com vista a promover a sua competitividade e o crescimento sustentado e sustentável da empresa e da comunidade em que se insere.

No âmbito deste projeto a P&R Têxteis investiu na visita e participação em feiras internacionais de referência do setor, no sentido de conhecer as tendências de mercado e estabelecer contacto direto com os mercados alvo. A P&R Têxteis realizou 6 participações em 4 eventos internacionais diferentes, a saber: Paddle Expo; Sport Achat; Surf Expo; e ROX D AZUR.

Paddle Expo 2018

Foi realizado um estudo de mercado tendo como alvo o mercado dos EUA. Estes estudos são uma importante ferramenta de apoio, para a dinamização de uma estratégia de marketing internacional mais direcionada e eficiente.

A P&R Têxteis abordou 9 mercados, através da realização de um total de 47 viagens de prospeção visando uma abordagem de proximidade que permita conhecer de perto as necessidades e expectativas dos potenciais clientes, oferecendo a melhor solução, e assim obter a satisfação, e fidelização destes, refletindo-se num reforço/conquista de quotas de mercado.

P&R Têxteis
 

 


O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, envolvendo um investimento elegível de 394 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 177 mil euros.

22/11/2022 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa