Inovação no mercado mundial de autocarros para aeroportos

COMPETE 2020 alavanca investimento da CaetanoBus sobre o desenvolvimento de uma inovadora carroçaria para autocarros de aeroporto, denominada CobusLightWeight, mais leve e eco eficiente. 
 
 
CobusLightWeight: Investigação e desenvolvimento de uma nova geração de autocarros de aeroporto
 
Âmbito 
 
O projeto CobusLightWeight, desenvolvido em consórcio pela CaetanoBus e pelo INEGI,visou o desenvolvimento de uma inovadora carroçaria para autocarros de aeroporto, mais leve e desenvolvida segundo princípios pró-sustentabilidade, como resultado da investigação e desenvolvimento (I&D) de novas soluções estruturais e da incorporação de materiais avançados ao nível dos quatro principais componentes da carroçaria:
 
(i) elementos estruturais associados a perfis metálicos e respetivas ligações; 
(ii) painéis/tampas de revestimento exterior da carroçaria, 
(iii) estruturas soalho/estrado, 
(iv) tejadilho. 
 
 
Atualmente, a solução estrutural da carroçaria (perfis metálicos e respetivas ligações estruturais) é adquirida a um fornecedor estrangeiro não comunitário, que detém os direitos de patente da solução, sendo intenção da empresa desenvolver uma solução proprietária da CBUS, passando o seu fabrico a ser efetuado por fornecedores nacionais, caso possuam as condições técnicas para a sua produção.
 
Será assim desenvolvida uma inovadora carroçaria, mais leve e mais eco eficiente, capaz de gerar ganhos tanto a nível económico (redução dos consumos energéticos) como a nível ambiental (redução das emissões de CO2), consubstanciando inequivocamente a “construção de veículos limpos” e o alcance de um veículo de transporte de passageiros de mais baixo carbono e verde.
 
Apoio 
 
O projeto promovido pela CaetanoBus foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em copromoção, envolvendo um investimento elegível de 1.074 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 656 mil euros.
 
Resultados 
 
Para além da maior autonomia face a fornecedores externos, o projeto permitirá alcançar significativos avanços técnico-científicos e inovações tecnológicas, em diferentes temas como:
(i) desenvolvimento e adoção das mais avançadas práticas de geração e gestão de novos produtos, através de projeto multi-dimensional (Design-for-X) incluindo nomeadamente Modular Design, Comunalidade de Componentes, Otimização Topológica, Life-Cycle Assessment, Design for Manufacturing, Assembly, Cost; 
(ii) desenvolvimento de novas soluções estruturais para perfis (geometrias e ligações); 
(iii) novos painéis/tampas de revestimento exterior mais leves;
(iv) desenvolvimento de soluções inovadoras com a adoção de materiais compósitos estruturais nos componentes soalho/estrado e tejadilho da carroçaria, de modo a reduzir o peso do veículo.
 
Links
 
CaetanoBus, Fabricação de Carroçarias, S.A. 
 
INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial 

18/02/2021 , Por Cátia Silva Pinto
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