Depois de Nova Iorque, Londres, Milão, a moda nacional na Paris Fashion Week

A primeira fashion stop da temporada foi nada mais, nada menos que a Big Apple: a New York Fashion Week recebeu os criadores Katty Xiomara e Miguel Vieira, marcando assim a terceira participação portuguesa do Portugal Fashion na semana da moda nova-iorquina e a reconquista do mercado norte-americano. As propostas de primavera/verão destes dois designers, dois dos mais consagrados do panorama da moda portuguesa, foram apresentadas com sala cheia nos dias 11 e 12 de setembro, no espaço Pier 59 Studios (18th Street & Westside Highway), nos studios A e C, respetivamente.

De seguida, o roteiro do Portugal Fashion atravessou o oceano Atlântico para assegurar a participação da designer Alexandra Moura na London Fashion Week. A criadora viu a sua coleção Spring Summer 2018 desfilar pela igreja presbiteriana Welsh Chapel (136 Shaftesbury Avenue), no dia 17 de setembro, reforçando a sua presença assídua nas semanas da moda londrinas, um palco onde tem vindo a projetar as suas propostas a nível internacional.

Seguiu-se a Milano Moda Donna,entre 20 a 25 de setembro onde foram apresentadas as propostas para a próxima estação quente de Pedro Pedro e Carlos Gil, sendo que os desfiles acontecem no dia 22 de setembro, no espaço Le Cavallerize (Via Olona, 6), às 12h00 e 19h30, respetivamente.

Na Paris Fashion Week, a campanha SS18 da moda portuguesa vai concentrar-se na dinâmica de showrooms e feiras, potenciada pelo apoio promocional do braço comercial do Portugal Fashion, o projeto Next Step. É na Rue Turrenne, ponto de passagem obrigatória para os comparadores internacionais que por estes dias se concentram em Paris, que as criações de Susana Bettencourt, Carla Pontes, Alexandra Moura e Luis Buchinho serão promovidas, contando com a rede de promoção do 3rd Eye Showroom. Complementarmente, a marca Babash Design será apoiada para participar na conceituada Tranoï Paris.

Fica assim concluído o circuito internacional do Portugal Fashion, a poucos dias da 41ª edição Spring Summer 2018, que terá início em Lisboa, dia 14 de outubro, continuando depois no Porto entre os dias 19 e 21 de outubro.

As participações nestes eventos são complementados por ações comerciais, no âmbito do projeto Next Step - o braço comercial do Portugal Fashion. Ao longo deste mês, designers como Luís Buchinho, Carla Pontes, Katty Xiomara, Alexandra Moura e Susana Bettencourt e marcas como Pé de Chumbo, TM Collection ou Babash têm marcado presença nos showrooms mais emblemáticos do circuito da moda.

Os projetos Portugal Fashion 2015-2017 e Next Step são promovidos pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal – e são co-financiados pelo Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fonte : Portugal Fashion 

25/09/2017 , Por Paula Ascenção