PORTA 20

O projeto PORTA 20 é promovido pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Medias Empresas (CPPME) e tem como principal objetivo a criação de 20 novas empresas, de forma sustentável enquadradas no empreendorismo qualificado e cultural, e apoiar cerca de 12 empresas constituídas há menos de 2 anos, nas regiões do Centro e do Alentejo, áreas muito fustigadas pela desertificação, com pouco investimento.

O projeto tem como objetivos operacionais:

1. Criação nas regiões Centro e Alentejo de 20 novas empresas de base tecnológica e de conhecimento intensivo no setor de atividades das Indústrias Culturais e Criativas de elevado potencial competitivo e de internacionalização. Apoiar 12 PME constituídas há menos de 2 anos;

2. Criação e desenvolvimento de uma plataforma online de apoio ao projeto e a novas PME, capaz de contemplar todas as suas necessidades operacionais: criação, desenvolvimento, melhoria contínua, formação, internacionalização, redes de conhecimento e sectoriais, etc.;

3.Promoção de uma cultura empresarial assente nas necessidades regionais e nos vários agentes económicos locais para que todos atuem num ecossistema de empreendedorismo capaz de dar garantias de crescimento e sustentabilidade;

4. Ativação das redes regionais e inter-regionais de colaboração potenciadoras de alianças estratégicas na perspetiva da melhoria sistemática da competitividade;

5. Capacitação dos diferentes atores envolvidos para replicarem ao longo do tempo as experiências e os conhecimentos adquiridos neste projeto como contributo para a Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (ENEI).

 

As Atividades

Os objetivos serão materializados através da realização das seguintes atividades:

1 - A Implementação da Plataforma Novas Empresas (PNE) - A PNE é uma ferramenta online que, integrando toda a informação relevante da implementação do projeto ao longo de todas as suas etapas divulgará toda a informação do projeto, com um Portal informativo e uma intranet com diferentes níveis de acesso e funcionalidades, em função dos utilizadores.

2 - Realização de Workshops - Os workshops serão realizados com recurso à PNE, que terá uma área informativa, com sessões informativas online e sessões síncronas utilizando uma ferramenta webinar. Pretende-se que estes workshops levem os participantes a refletir sobre os principais elementos a ter em consideração para a constituição de um negócio e suas principais dificuldades.

3 - Apoio ao Empreendedor (Pré Plano de Negócio) - Até à decisão de se avançar para o plano de negócios e após os workshops é a altura para se colocarem todas as questões, pesquisar informação, contactar stakeholders do futuro negócio, incluindo o seu financiamento. Esta fase é crucial pois é quando o participante vai decidir se vai avançar de seguida para a criação da empresa ou não.

4 - Plano de Negócios - O Plano será de simples leitura, com os elementos essenciais e incluirá uma parte técnica, uma parte de negócio, outra comercial e uma financeira.

5 - Apoio à Implementação do Plano de Negócios - Após a realização do Plano de Negócios, será constituída a empresa e nos primeiros 6 meses haverá apoio pela CPPME. Este será um apoio personalizado em que se espera uma atitude pró ativa do empreendedor, em que a CPPME terá um papel de facilitadora e mentora, mas a decisão dos caminhos será do empresário.

6 - Concurso - O Concurso estará aberto a todos os participantes nos workshops com empresas constituídas à menos de 2 anos, e/ou que tenham constituído o seu negócio através do apoio da CPPME, no âmbito deste projeto. Prevê- se a participação de cerca de 30 empresas.

 

Testemunho de Jorge Pisco, responsável pelo projeto:

"Com o PORTA 20, projecto promovido pela Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas - CPPME, e apoiado pelo COMPETE 2020, pretendemos abrir oportunidades aos empreendedores qualificados das Regiões Centro e Alentejo."

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 213 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 181 mil euros.

09/01/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa