Shellution: Desenvolvimento de ECO-Produtos inovadores pela incorporação de carbonato de cálcio biogénico (Resíduos)

A recuperação e valorização dos resíduos gerados por qualquer indústria são, nos dias de hoje, ações de grande impacto. A Shellution visa a incorporação de resíduo de casca de ovo sem membrana, na indústria de tintas e papel conferindo aos produtos finais propriedades inovadoras.

Enquadramento

A recuperação e valorização dos resíduos gerados por qualquer indústria são ações pelas quais se deve preocupar para o bem-estar da Biosfera. A perceção comum de “resíduo” é de algo que não pode ser aproveitado nem valorizado, descartando a hipótese da sua reintrodução no mercado. Para alterar este conceito e tendo em consideração o tema da Economia Circular, um resíduo tem que ser visto como um produto inovador, substituindo, em parte ou mesmo na totalidade, as matérias-primas originais.

O carbonato de cálcio (C.C) é, em geral, considerado como o principal componente de rochas como os calcários e surge como uma matéria-prima utilizada em diversas indústrias, nomeadamente na do papel e tintas. Em geral, as indústrias utilizam o C.C. de origem geológica (GCC) e C.C. precipitado (PCC), como filler e pigmentação. No entanto, há outras origens da calcite as denominadas biogénicas, como é o caso dos cirrípedes e dos ovíparos, como a galinha. A casca de ovo das galinhas tem uma percentagem de calcite da ordem dos 95-96%. Neste último caso, pela utilização do ovo direta ou indiretamente na alimentação do Homem, torna evidente a existência de quantidades muito significativas de resíduo de cascas de ovo, não aproveitado, e na maior parte dos casos enviado para aterro (em Portugal são-dezenas de toneladas/ano).

 

O Projeto

O projeto Shellution, promovido pela Omya, S.A., visa a incorporação de resíduo de casca de ovo sem membrana, na indústria de produção de tintas e papel substituindo o C.C de origem geológica pelo biogénico (BCC), que permitirá conseguir C.C com um custo energético inferior, pois os montantes associados à extração e moagem são fortemente reduzidos no caso da casca de ovo. Contudo, o principal foco da investigação industrial incide sobre o aproveitamento das características sui generis da casca de ovo, como seja por exemplo, a sua morfologia, conferindo a este filler características que são insuperáveis em processos naturais/sintético, incrementando propriedades aos produtos finais.

A casca de ovo possui características que permitem a sua incorporação numa vasta gama de setores industriais: produção de tintas, produção de papel e produção de revestimentos compósitos madeira-polímero. Com a substituição das cargas funcionais utilizadas pelas indústrias mencionadas (GCC e PCC), pelo resíduo/ subproduto proposto (BCC) pretende-se, não só incrementar a perfomance dos produtos existentes atualmente no mercado.

Com o desenvolvimento e aplicação destes produtos pretende-se aplicar know-how existente no processamento e tratamento da casca de ovo, convertendo este resíduo/subproduto numa matéria-prima pronta a ser reintroduzida de setores industriais importantes da região Centro e Lisboa.

O presente projeto visa valorizar produtos transacionáveis como por exemplo tintas e papel inovadores e diferenciadores que visam a modernização de indústria tradicionais através da modernização dos produtos que podem colocar à disposição dos mercados internacionais com alto valor acrescentado.

Com este projeto vão desenvolver-se produtos novos, feitos a partir de uma matéria-prima biológica, renovável e sustentável, reforçando a posição líder da Omya na criação de novas soluções para os processos dos seus clientes. Estes produtos novos não estão disponíveis em outros países, e a Omya, S.A. espera exportar cerca de 10% da produção nos primeiros anos.

 

Luís Pedroso, reponsável do projeto Shellution

“O Shellution é um projeto inovador que tem como objetivo desenvolver produtos de carbonato de cálcio a partir da casca de ovo, com propriedades únicas no mercado.

O Compete 2020 permitiu que este projeto se desenrole numa vertente empresarial, assim como também num ponto de vista mais fundamental nos institutos de investigação. Esta sinergia do mundo empresarial com o académico dá-nos a confiança de um trabalho aprofundado , desde o desenvolvimento dos processos para transformar a matéria prima que estamos a usar até à aplicação nos produtos finais.”

 

A Parceria

O projeto é desenvolvido por um consórcio constituído pelo promotor líder a empresa Omya, S.A. e quatro copromotores, nomeadamente a The Navigator Company, S.A., DEROVO – Derivados de Ovos, S.A., Instituto Pedro Nunes e RAÍZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel.

 

O Apoio do COMPETE

O projeto da Shellution conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 700 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 426 mil euros.

19/10/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa