CaetanoBus desenvolve autocarro urbano 100% elétrico

O projeto denomina-se “UEB - Urban Electric Bus” e permitiu alterar o paradigma tecnológico ao nível dos veículos pesados de passageiros para ambiente urbano, com motorização 100% elétrica.

 

1. Âmbito

O projeto consistiu no desenvolvimento, de raiz, de um autocarro urbano 100% elétrico. Trata-se de um projeto pioneiro na empresa, no âmbito do estudo do dimensionamento e prototipagem de um novo chassi adaptado para acoplagem de uma motorização elétrica e a uma carroçaria em alumínio. Neste sentido, recorreu-se aos mais modernos materiais e processos de fabrico, a fim de se conseguir um protótipo que resistindo à exigência das solicitações do transporte urbano, tenha a maior leveza possível.

O projeto visa dar continuidade à estratégia de desenvolvimento da empresa centrada na produção de veículos com as mais modernas soluções ao nível do design, ergonomia e conforto de passageiros e redução da pegada ecológica (seja através de motorização elétrica ou gás natural, seja através da utilização de materiais mais leves e recicláveis com processo de fabrico menos prejudiciais no ambiente).

 

2. Objetivos

Ao nível da dimensão económica:​

. ​Consolidação da posição de First mover no setor da motricidade elétrica

A CaetanoBus pretende consolidar a posição de destaque que teve com o projeto de autocarro de aeroporto C5 EL enquanto first mover no setor dos veículos pesados de passageiros movidos a energia elétrica.

No que respeita a veículos pesados de passageiros com esta motorização, apenas agora começam a ser lançados no mercado mundial os primeiros protótipos experimentais de veículos totalmente elétricos, sendo que apenas agora começaram a surgir soluções para grande escala de aplicação.

. Subida na cadeia de valor da indústria A CaetanoBus tem como objetivo estratégico alcançar o domínio e know-how de uma componente mais significativa da estrutura de valor dos autocarros que fornece no mercado, passando de um carroçador de chassis para fabricante integral de autocarros. Neste sentido, a oportunidade de desenvolvimento integral (chassis, carroçaria, powertrain e sistema de baterias) de um autocarro urbano 100% elétrico impulsionará a empresa consolidando o know-how necessário para o desenvolvimento destas tecnologias. Em face da especificidade técnica destas soluções, a endogeneização de know-how realizou-se com diversos parceiros tecnológicos selecionados entre as mais avançadas empresas da área (como a SIEMENS e a EFACEC) e entidades do Sistema Científico e Tecnológico nacional como a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI).

. Diferenciação face à concorrência

Com a realização deste projeto, a empresa passará a dispor de um conjunto de conhecimentos técnicos e tecnológicos de vanguarda a nível global, os quais lhe permitirão diferenciar-se da sua concorrência mais direta, consolidar a sua posição no mercado nacional e internacional onde já opera, bem como projetar a sua presença e reconhecimento em novos.

 

> Ao nível da dimensão científica/tecnológica:

Desenvolvimento de carroçarias com recurso a materiais mais leves bem como materiais compósitos e alumínio ao contrário do tradicional uso do aço.

Conceção e desenvolvimento do chassis do autocarro

No âmbito do desenvolvimento do protótipo C5 Elétrico e C5 Diesel a CaetanoBus procedeu, pela primeira vez, ao estudo, dimensionamento e prototipagem de um novo chassi de autocarros de aeroporto adaptado para acoplagem de vários tipos de motorização (elétrica ou a diesel), uma solução técnica inexistente no mercado. Trata-se por isso de um marco significativo na evolução da empresa para novas áreas de conhecimento tecnológico.

 

3. Testemunho do Gestor de Projeto | José Costa

“O projeto em apreço permitirá à CaetanoBus alterar o paradigma tecnológico ao nível dos veículos pesados de passageiros para ambiente urbano, com motorização 100% elétrica. O projeto assume-se como um investimento com relevância crítica para a consolidação de um posicionamento competitivo da CaetanoBus e dos seus parceiros industriais e tecnológicos no médio e longo prazo.

O apoio do COMPETE foi essencial diminuindo o risco associado à I&D. Do ponto de vista financeiro, o apoio do QREN permitiu a chegada ao mercado, de um produto de série devidamente experimentado e desenvolvido, em tempo muito mais reduzido do que o que se conseguiria sem esse apoio. Do ponto de vista tecnológico os principais impactos que se esperam são:

1. Posicionamento como First Mover no setor da motricidade elétrica: com o desenvolvimento do projeto em apreço a CaetanoBus pretende atingir uma posição de destaque enquanto first mover no segmento dos autocarros urbanos com motorização elétrica que aliem uma elevada autonomia (para 250 km), com uma elevada capacidade de transporte (igual ou superior a 75 passageiros). Deste modo, a CaetanoBus irá colocar-se numa posição de vanguarda, a nível internacional, redefinindo o paradigma tecnológico ao nível da mobilidade sustentável em meio urbano;

2. Incremento do domínio técnico na indústria: o projeto em apreço permitirá à CaetanoBus alcançar mais uma etapa na subida na cadeia de valor e de domínio de conhecimento técnico na indústria, em face de todo o novo conhecimento técnico e científico que será gerado no âmbito do projeto em causa (nomeadamente ao nível da performance dos sistemas de armazenamento de energia, dos sistemas auxiliares incorporados no autocarro, da otimização estrutural do chassis e da carroçaria do veículo, assim como das estratégias de otimização de exploração do modelo em ambiente urbano). Com efeito, sendo o transporte em autocarros urbanos 100% elétricos uma solução de caráter embrionário a nível mundial, o projeto em apreço constitui-se como uma oportunidade única de penetração em novas áreas de conhecimento nas quais os players tradicionais ainda não se encontram instalados;

3. Versatilidade tecnológica: na sequência do projeto em apreço, a CaetanoBus perspetiva desenvolver um conjunto de novas soluções tecnológicas, como uma chassis dimensionado para assegurar uma melhor distribuição de pesos e de forças permitindo a colocação de baterias no tejadilho, uma estrutura de carroçaria com recurso a materiais leves que contribua para uma redução do peso total do autocarro, e apoio no desenvolvimento de inovador sistema de manutenção RCM que permita implementar uma estratégia de manutenção preditiva e concebido para diferentes perfis de utilização. Deste modo, estas soluções serão inicialmente incorporadas no autocarro subjacente à presente candidatura. No entanto, as mesmas poderão posteriormente integrar outros autocarros fornecidos pela CaetanoBus, pelo que consubstanciam assim uma maior versatilidade da Empresa ao nível das soluções que poderá aplicar aos seus produtos;

4. Notoriedade nacional e internacional: o presente projeto permitirá ainda à CaetanoBus destacar-se como uma das empresas com maior capacidade de desenvolvimento no seu setor de atuação, a nível global, contribuindo para a diferenciação competitiva e para a sua notoriedade no mercado nacional e internacional”.

 

4. Enquadramento no COMPETE

> Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, o projeto UEB – Urban Electric Bus envolveu um investimento elegível de 2.009.873€ e um incentivo FEDER de 1.000.000€.

 

5. Links

> Site da CaetanoBus

10/11/2015 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE