BioFabXXI: investigação nacional foca-se na valorização de resíduos

“Com a questão do tratamento e reciclagem dos plásticos como um dos temas mais importantes da nossa sociedade”, o projeto BioFabXXI cofinanciado pelo COMPETE 2020 visou criar “uma solução para todos os plásticos mistos (multi-camada) que não possam ser reciclados de outra forma”, comenta Carlos Poço, CEO da Poço - Equipamentos Industriais, SA.

 

 

1. Síntese do projeto BioFabXXI - Reator bi-funcional de pré-tratamento e pirólise para produção de biocombustíveis e produtos de valor acrescentado

“A investigação e desenvolvimento de novos produtos sempre fez parte do ADN da empresa Poço- Equipamentos Industriais, SA”, comenta o CEO desta empresa, Carlos Poço.

“Contando com o apoio do COMPETE 2020 como financiador e do LNEG -Laboratório Nacional de Energia e Geologia como entidade científica, foi possível o desenvolvimento de dois novos produtos para os quais a tecnologia começa agora a despertar”, realça o empresário.

“Com a questão do tratamento e reciclagem dos plásticos como um dos temas mais importantes da nossa sociedade, esta será certamente uma solução para todos os plásticos mistos (multi-camada) que não possam ser reciclados de outra forma”, conclui.

Assim, o principal objetivo do projeto BioFabXXI é a valorização de resíduos de biomassa e outros, nomeadamente plásticos, pneus, embalagens e CDR (Combustíveis Derivados de Resíduos) para o que se pretende desenvolver um reator bi-funcional para pré-tratamento e pirólise destes resíduos. 

Este reator teria de ser inovador e flexível para que pudesse ser utilizado para a otimização dos processos de pré-tratamento e pirólise e obtenção de dados para a ampliação de escala do mesmo e para o projeto e desenho de uma instalação industrial para valorização de resíduos por pré-tratamento hidrotérmicos e por pirólise. 

No futuro pretende-se projetar uma instalação industrial modelar para valorização de biomassa e de outros resíduos, (plásticos, pneus, embalagens, CDR etc.) num conceito de biorrefinaria.

 

2. Apoio do COMPETE 2020

O projeto BIOFABXXI foi promovido por um consórcio constituído pela Poço - Equipamentos Industriais, SA, pela TECNINERGE - Engenharia e Gestão de Energia Lda e pelo LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de copromoção, o projeto BIOFABXXI envolveu um investimento elegível de 626 mil euros e um incentivo FEDER de 305 mil euros. 

 

3. Links

Artigo “Projeto BioFab XXI - valorização de resíduos” in Indústria e Ambiente nº 119, novembro/ dezembro 2019 

Poço – Equipamentos Industriais, SA

Website 

Linkedin 

LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia

Website

30/01/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
FEEI