Investigação portuguesa inova no controlo dinâmico da temperatura do processo de moldação por injeção

Para nos fazer um ponto de situação sobre o projeto subjacente a esta inovação, SAM - Smart Active Mould e a importância do apoio dos fundos comunitários, entrevistámos Jorge Laranjeira, gestor de inovação e responsável pelos projetos de investimento e de I&DT na Moldit - Indústria de Moldes.

 

1. Entrevista

Perfil do entrevistado | Jorge Laranjeira

 

Mestre em engenharia mecânica, tem mais de 15 anos de experiência na área de negócio de moldes para injeção de plástico. Participou em vários projetos de I&DT financiados pelos programas nacionais portugueses e europeus (Qren, Portugal 2020, VI framework program e Horizon 2020), tendo desempenhado várias tarefas desde líder do projeto até principal pesquisador.

Na Moldit atualmente desempenha a função de gestor de inovação, tendo a seu cargo toda a gestão dos vários projetos de investimento e de I&DT.

 

O projeto SAM – Smart Active Mould foi um projeto capital para a Moldit, enquanto promotor líder, em primeiro lugar, porque foi o primeiro projeto I&DT em co-promoção que a Moldit promoveu enquanto promotor líder. Este projeto permitiu à Moldit adquirir competências na área da gestão de projetos de I&DT, mas acima de tudo, competências para o desenvolvimento de atividades de investigação, potenciando a sua participação noutros projetos enquanto co-promotor. Refira-se que estas competências permitiram à Moldit, enquanto promotor líder submeter mais 2 candidaturas e dinamizar outras duas na tipologia de SI I&DT, as quais se encontram em preparação. Além disto, a empresa também passou a integrar outras candidaturas enquanto co-promotor em vários projetos, sendo um deles europeu. 

Por último, o projeto SAM também permitiu que a Moldit criasse relações estáveis com as Entidades não Empresariais do Sistema de Investigação e Inovação português, situação inexistente até então, e que tem potenciado novas parcerias e novos projetos.

De realçar ainda que, desde o primeiro momento, todos os copromotores do projeto SAM participaram de uma forma aberta e proativa nas atividades de investigação e demonstração do projeto, contribuindo desta forma para o seu sucesso. A envolvência que todos os copromotores colocaram neste projeto, permitiu a geração de resultados muito interessantes quer do ponto de vista técnico, mas também científico, abrindo novas áreas de investigação e oportunidades na exploração dos seus resultados.

 

 

Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto SAM – Smart Active Mould? O principal desafio com que o consórcio se deparou durante o desenvolvimento do projeto foi o grau de incerteza tecnológica associada ao projeto. Efetivamente, nalgumas áreas de atuação do projeto as tecnologias ainda estavam em fase laboratorial, pelo que foi necessário um enorme esforço de investigação para materializar as novas soluções, a sua aplicação e teste de validação.
   
De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar? Os principais resultados de investigação que se destacam do SAM são o desenvolvimento de um sistema de refrigeração da zona moldante com um desempenho bastante superior ao tradicional, a aplicação de revestimentos finos obtidos por PVD com o objetivo de sensorizar e de aquecer a superfície do molde. Do ponto de vista industrial, também foi alcançado um resultado interessante que consistiu no desenvolvimento de um leque alargado de guidelines para otimizar o processo de injeção com controlo dinâmico de temperatura.
   
Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa? O contributo do COMPETE 2020 é e tem sido essencial para a evolução da empresa Moldit, Indústria de Moldes S.A. Se por um lado o incentivo financeiro permite que a empresa encare a participação em projetos conjuntos com menor risco, por outro lado, e fundamentalmente, permite aproximar e unir as ENE SI&I e as empresas levando a um incremento substancial dos processos e procedimentos de I&DT nas empresas. Isto conduz à melhoria do desempenho da empresa garantindo o seu crescimento e a sua sustentabilidade para o futuro. 

 

 

2. Apoio do COMPETE 2020

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de co-promoção, o projeto “Smart Active Mould: Otimização do desempenho térmico da moldação por injeção” envolveu um investimento elegível de 1,2 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 893 mil euros.  

 

3. Links

Artigo no site do COMPETE 2020 | Já ouviu falar do projeto SAM - Smart Active Mould? 

Página do projeto SAM - Smart Active Mould 

Website Moldit - Indústria de Moldes S.A.  

 

 
 

21/11/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia