ReleaseMe: A aposta da Têxteis Penedo na excelência científica dos têxteis inteligentes

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto ReleaseMe visou desenvolver novos produtos têxteis inovadores com propriedades avançadas através de microcápsulas personalizadas, possibilitando “a penetração em novos nichos de negócio para a empresa”, comenta o Administrador, Agostinho Afonso.

 

1. Síntese do projeto

O projeto ReleaseMe - Têxteis Inteligentes com Microcápsulas Fotocatalíticas visa a produção de um sistema heteroestruturado inovador para a difusão de compostos ativos por ativação solar a partir de substratos têxteis, através das propriedades funcionais de microcápsulas poliméricas funcionalizadas na sua superfície com nanomateriais fotocatalíticos, o que irá permitir o desenvolvimento de novos produtos têxteis com propriedades avançadas conferidas pela funcionalização de têxteis com microcápsulas personalizadas para cada produto.

 

Testemunho de Agostinho Afonso, Diretor geral

 

Relativamente ao meu ponto de vista, como Administrador da Têxteis Penedo, o apoio do COMPETE 2020 reveste-se de uma grande importância, pelo financiamento concedido às entidades envolvidas neste projeto, sendo um acelerador da atividade de IDI, impulsionando maior rapidez na execução das atividades e potenciando a capacidade de lançamento dos produtos inovadores no mercado. A Têxteis Penedo deposita uma enorme expetativa nos resultados deste projeto, visando a possibilidade de lançamento de um produto inovador que possa permitir a penetração em novos nichos de negócio para a empresa, reforçando o nosso posicionamento de mercado.  

O consórcio, liderado, pela Têxteis Penedo, S.A. visa unir os esforços de três empresas líderes, Têxteis Penedo, S.A., Irmarfer, S.A. e Borgstena Textile Portugal, Unipessoal Lda., em segmentos distintos do setor têxtil (têxteis-lar, hotelaria, arquitetura têxtil e têxteis automóveis).

O presente projeto constitui-se como uma oportunidade única para a valorização de uma plataforma tecnológica que oferece inúmeras possibilidades de desenvolvimento de novos têxteis inteligentes com potencial para ocuparem uma posição cimeira em diferentes nichos de mercado a nível internacional, envolvendo a participação de dois centros de investigação da Universidade do Minho: o Centro de Física e o Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil.

A análise das prioridades e oportunidades de negócio de cada um dos copromotores empresariais envolvidos neste projeto permitiu a definição dos seguintes âmbitos de desenvolvimento de produto:

1) Cortinas repelentes de mosquitos e cortinas e lençóis com capacidade de libertação de aromas ativadores do sono e com propriedades antisstress. 

2) Tendas para eventos/espetáculos e tendas para o exército com propriedades de repelência a mosquitos, propriedades antifúngicas e vermífugas.

3) Cortinas de camião repelentes de mosquitos, lençóis para camião com propriedades antibacterianas, capas de revestimento de cadeiras de bebé e tecidos de assentos de automóvel com as mesmas propriedades antibacterianas. 

De forma complementar, o projeto irá ainda acelerar o crescimento de uma nova empresa de base tecnológica, Photocapsules Lda., dedicada à valorização ampla da plataforma tecnológica em questão, permitindo diversificar a economia nacional através do fortalecimento de uma indústria nascente de materiais avançados com base na excelência científica de Portugal na área dos micro e nanomateriais. 

 

2. Apoio do COMPETE 2020 

O projeto ReleaseMe – Têxteis Inteligentes com Microcápsulas Fotocatalíticas, cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, envolveu um investimento elegível de 1,330 mil euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de cerca de 750 mil euros.

 

3. Links úteis

Têxteis Penedo, S.A. | Website 

Irmarfer, S.A. | Website 

Borgstena Textile Portugal, Unipessoal Lda. | Website 

Universidade do Minho | Website 

 

12/02/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
FEEI