SMEAP: Sistema de Monitorização de Escoamento de Águas Pluviais

 

O projecto SMEAP insere-se como um sistema de aquisição e análise de dados relativos ao estado da rede e dos órgãos gerais dos sistemas de drenagem, oferecendo ao responsável da rede pluvial,indicadores importantes tais como,o estado de obstrução dos órgãos de escoamento e performance geral da rede.

 

Projeto SMEAP, Sistema de Monitorização de Escoamento de Águas Pluviais

 

1. Contexto 

A influência das alterações climáticas tem tido um papel fundamental na modificação do ciclo hidrológico na zona do Mediterrâneo, mais especificamente na Península Ibérica. A partir da análise de modelos climáticos, prevê-se que em Portugal, apesar de uma diminuição de pluviosidade média anual na ordem de 20% no Norte e 30% no Sul do continente, existirá no mesmo prazo um aumento de cerca 20% no número de dias de precipitação intensa. 

Antevendo um cenário climático recorrente, com eventos de precipitação intensa numa curta janela temporal, é de realçar a importância da performance não só dos sistemas de drenagem como também dos órgãos gerais que os compõem. Assim, a Diretiva 2007/60/CE relativa à avaliação e gestão dos riscos de inundação, estabelece que os Estados Membros deverão avaliar e gerir os riscos de inundações de forma a reduzir as consequências associadas à saúde humana (perdas humanas), ambiente, património cultural e infraestruturas. 

 

2. Síntese

Com vista à mitigação e gestão de riscos relacionados com inundações, o projeto SMEAP classifica-se como um sistema de aquisição e análise de dados relativos ao estado da rede e dos órgãos gerais dos sistemas de drenagem, oferecendo ao responsável da rede pluvial, indicadores importantes tais como, o estado de obstrução dos órgãos de escoamento e a performance geral da rede.

Através da instalação de sensores IoT e aplicação de Inteligência Artificial nos dados recolhidos será possível não só a modelagem da rede segundo parâmetros estabelecidos, como também um sistema de alerta precoce de risco de inundação, com antecedência suficiente para manutenção preventiva dos elementos que compõem a rede. 

A implementação do projeto teve 5 fases fundamentais: 

• O desenvolvimento de sensores específicos para o problema em questão, monitorização do estado de funcionamento de sarjetas ou sumidouros. 

• Desenvolvimento da arquitetura de comunicações LPWAN. 

• Implementação de um Back-end de tratamento de dados. 

• Implementação de interfaces de utilizador, Front-end. 

• Integração de todos os componentes com vista à implementação de uma instalação piloto.

 

3. Testemunho

Gonçalo Lobato | Gestor do projeto
 

A investigação e desenvolvimento no sector privado é um indicador do nível de desenvolvimento de uma nação.

As estatísticas da OCDE mostram que no topo do investimento em I&D em percentagem do PIB estão países como Israel e a Coreia do Sul, países que facilmente associamos a sofisticação tecnológica e industrial.

Portugal, sendo um país com um tecido empresarial maioritariamente constituído por PME, tem beneficiado de programas como o COMPETE 2020 para o fomento da I&D nas empresas. De facto, sem este tipo de programas, os investimentos necessários estariam aquém das possibilidades da maioria das organizações.

O apoio do COMPETE 2020 foi fundamental na implementação deste projeto, sem o qual dificilmente teria sido concretizado.

 

4. Apoio do COMPETE 2020 

O projeto SMEAP é promovido pela Ankix Systems e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 236 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 96 mil euros.

 

01/10/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia