Morepep: Valorização de subprodutos animais com o desenvolvimento de péptidos de valor e sustentáveis

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa maximizar o valor dos subprodutos, investigando novas soluções para promover mais valor na alimentação animal e expandir a mercados complementares de alto impacto como a alimentar, nutracêutica e cosmética, comenta André Almeida, Diretor de I&D na ETSA.

 

Morepep: Valorização de subprodutos animais com o desenvolvimento de péptidos de valor e sustentáveis

O projeto Morepep garante as condições para investigar e maximizar o valor de subprodutos, investigar novas soluções para promover mais valor na alimentação animal e expandir os mercados para indústrias de alto impacto como alimentos, nutracêuticos e cosméticos.

Nesse sentido, com base nos subprodutos que são processados e os conhecimentos adquiridos neste consórcio, as linhas de I&D que foram definidas neste projeto, focam no desenvolvimento de novos produtos baseados em hidrólise enzimática de proteínas obtidas a partir de subprodutos de carne osso/peixe e sangue, e o seu potencial nutricional, nutracêutico, e para a área cosmética.

 

1. Testemunho de André Almeida | ETSA

Curriculum | Licenciatura em Bioquímica, ramo de Bioquímica aplicada, no ano 2004 pela Universidade do Porto; Doutoramento em Ciências Biológicas pela Universidade do Porto e Instituto Superiore di Sanità (Itália) em 2010; Pós-doutoramento até 2015 na Universidade do Porto e Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge em Parasitologia Molecular. Director de I&D do Grupo ETSA desde 2015.

 

 André Almeida | Director de I&D na ETSA

Integradas no Grupo ETSA, a empresa I.T.S. - Indústria Transformadora de Subprodutos, promotora do presente projeto, juntamente com a empresa SEBOL - Comércio e Indústria do Sebo, transformam um grupo alargado de subprodutos animais, dirigidos até hoje ao mercado de alimentação animal e energia. A necessidade de inovação do grupo, para expansão e diversificação do mercado e a criação de maior valor acrescentado, promoveu a realização do presente projeto MOREPEP. Para tal, as empresas aliaram-se a uma instituição de prestígio na área, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, e viram aprovado e financiado pelo COMPETE 2020 este projeto de I&D. Esta aliança, não só das entidades promotoras e parceiras, mas também da entidade de financiamento, assegurou as condições para, em consórcio, investigar e maximizar o valor dos subprodutos.

O presente projeto deu início no final de 2016 e focou-se no desenvolvimento de metodologias de hidrólise dos subprodutos animais para obter produtos de maior valor acrescentado com possibilidade para entrar em novos mercados, como o da alimentação animal, nutracêutica e cosmética. Foram utilizados diversos subprodutos animais, aplicadas diversas metodologias de hidrólise e, com sucesso, foi desenvolvida uma nova tecnologia de hidrólise e novos produtos, em particular uma proteína hidrolisada com i) enorme potencial nutritivos dado a sua elevada digestibilidade, ii) com enorme potencial nutracêutico e iii) enorme potencial na área da cosmética como novas fontes de péptidos de alto valor.

O financiamento do COMPETE 2020 foi crucial nos vários momentos deste projeto. Inicialmente, para o arranque de linhas de investigação e desenvolvimento que se ambicionavam serem implementadas na empresa; numa segunda fase, para o reforço da equipa de I&D e actualização tecnológica do laboratório; e numa fase final, para o desenvolvimento de uma unidade piloto utilizada para reprodução do processo tecnológico desenvolvido em laboratório.

A ambição da empresa ITS e SEBOL, enquadradas no Grupo ETSA, com o suporte científico da ESB-UCP, e a promoção e financiamento do COMPETE 2020, contribuíram para o sucesso do projeto MOREPEP. Este projeto e os seus resultados sedimentaram um projeto de Inovação Produtiva, também financiado pelo COMPETE 2020, que se encontra a decorrer para construção de uma nova unidade industrial que produzirá os referidos produtos de maior valor acrescentado com uma tecnologia inovadora.

 

2. Apoio do COMPETE 2020 

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto Morepep envolveu um investimento elegível de 880 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 548 mil euros.

 

3. Links

Website | Grupo Etsa 

 

 

24/11/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia