Polopique: Aposta em fios inovadores

Atenta às necessidades e às solicitações do mercado, a Polopique identificou a oportunidade de desenvolver novos fios têxteis incorporando novas matérias-primas e novas combinações que que vão ao encontro da procura sentida a nível internacional.

 

 

 

 

Projeto

A Polopique identificou a oportunidade de desenvolver novos fios têxteis adaptados ao perfil de procura internacional.

Um produto com características claramente diferenciadoras tendo em vista a consolidação do crescimento da sua atividade e do Grupo e o incremento da sua presença no mercado internacional, principalmente em segmentos com públicos-alvo sofisticados e de elevado rendimento disponível.

Deste modo, o desenvolvimento, a produção e o lançamento dos novos produtos exige a criação de uma nova unidade de fiação e a instalação de tecnologia produtiva.

Os investimentos serão concretizados na nova unidade de fiação da Polopique em Santo Tirso, garantindo a execução dos seguintes fases produtivas:

Etapa 1 - Preparação da fiação: Abertura e separação de fibras, Mistura de fibras, Cardagem e Laminagem.

Etapa 2 - Fiação penteada: Reunideira, Penteação e Laminagem;

Etapa 3 - Fiação por anel: Torção; Filatórios, Bobinadeiras.

A Polopique pretende produzir fios têxteis de maior valor acrescentado para a fabricação de tecidos a fim de penetrar em segmentos com públicos-alvo específicos, ainda não explorados pela Empresa, como é o caso do segmento dos têxteis funcionais e do segmento clássico ou de gama alta em camisaria.

Concretamente para o segmento dos têxteis funcionais, pretende-se produzir novos fios claramente distintos da oferta mundial, no que concerne:

- às suas propriedades técnicas –pretende desenvolver e produzir fios com performance, i.e., fios com propriedades avançadas suscetíveis de resultar em tecidos inteligentes com capacidade de reação a estímulos exteriores, garantindo, por exemplo, a libertação controlada da transpiração, gestão da temperatura, controlo de odor;

- à sua composição: o alcance de tais propriedades será obtida por via da utilização de novos materiais, quer com

  1. a incorporação de fibras funcionais ainda pouco exploradas no mercado não existindo conhecimento e, em alguns casos, informação pública disponível que possa servir de suporte à sua utilização, quer com
  2. o desenvolvimento de misturas pioneiras de fibras têxteis, no sentido de se obter um output final com propriedades inteligentes;aos benefícios oferecidos às empresas oferecendo um fio compacto que se caracterizará por possuir uma estrutura diferente, com pilosidade muito reduzida e superior regularidade e resistência

- aos benefícios oferecidos ao consumidor final: por exemplo, uma camisa fresca, suave com design fashion (com padrão) e alto desempenho, garantindo uma boa sensação de conforto e aparência quando sujeita agressões externas, calor, transpiração e odor;

- ao seu uso/aplicação final: os fios produzidos destinam-se à fabricação de tecidos para camisaria executiva masculina ou feminina. Estes tecidos serão a escolha ideal para consumidores com perfil walk-to-work.

Trata-se, efetivamente, de um produto disruptivo no mercado global, na medida em que aposta num novo conceito de produto associado à aplicação de tecidos inteligentes ao vestuário, concretamente em camisaria.

De salientar, portanto, que o estado da arte a nível nacional se caracteriza pela existência de malhas com propriedades técnicas direcionadas para o segmento sportswear, não existindo assim, produção no mercado de fios/tecidos para o segmento de camisaria executiva com este tipo de propriedades.

Acresce ainda que atualmente as propriedades técnicas conferidas às malhas são obtidas na fase de ultimação, por via da aplicação de tratamentos químicos e mecânicos ao substrato têxtil. Neste caso, tais propriedades serão conferidas ao próprio fio, por via da incorporação de novas matérias-primas e/ou de novas misturas de fibras têxteis, afigurando-se uma inovação tecnológica.

Efetivamente, o desenvolvimento deste tipo de produtos resultará de um processo de I&D levado a cabo pela Polopique, contando com a colaboração com o CITEVE, garantindo este a viabilidade técnica do produto produzido em matéria de resistência, respirabilidade e equilíbrio termodinâmico.

O atual projeto de investimento envolve a instalação pioneira na nova unidade de fiação da Polopique de equipamentos de ponta para a produção de fio, nomeadamente

  1. a tecnologia de bobinagem em que a Empresa será a 1.ª empresa mundial a implementar esta tecnologia) e
  2. a tecnologia de fiação de fio contínuo, a fim de produzir produtos tecnologicamente melhores.

Efetivamente, no âmbito do projeto será instalada uma nova tecnologia de fiação a qual têm a finalidade de promover uma maior proximidade entre as pontas das fibras e o corpo do fio, dando origem à produção de um fio com uma estrutura diferente, com pilosidade muito reduzida e elevado alongamento e resistência.

Incremento da qualidade do fio produzido, em termos de regularidade e resistência em comparação com os sistemas similares existentes no mercado, por via da incorporação da tecnologia de compactação mais avançada. Tal traduzir-se-á na produção de tecidos mais macios, resistentes, com melhor resistência à abrasão e melhor definição do desenho.

Flexibilidade produtiva, graças à incorporação de uma unidade de compactação universal que garante uma adaptação rápida às características de fio exigidas pelo mercado.

Neste contexto, com a realização do atual projeto de investimento, a Empresa irá evoluir claramente o estado da arte estabelecido ao nível da produção de fio contínuo, assumindo-se como uma alteração fundamental ao processo produtivo face ao pré-existente, garantindo o desenvolvimento e disponibilização pioneira no mercado dos novos produtos.

 

Entidade Promotora

A Polopique - Comércio e Indústria de Confeções, S.A. sedeada atualmente em Vilarinho, Santo Tirso, dedica-se à confeção de artigos de vestuário e à fiação têxtil.

A estratégia de crescimento do Grupo tem passado pela integração vertical do seu ciclo produtivo na cadeia de valor da indústria, sendo hoje no seu segmento uma das poucas unidades verticais completas existentes a nível mundial, controlando a produção, desde fiação, tecelagem/tricotagem, ultimação até à confeção, incluindo a I&D, Inovação e Design.

 

Apoio

O projeto é promovido pela Polopique e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Inovação Empresarial, envolvendo um Investimento elegível de cerca de 7 milhões euros o que resultou num Incentivo FEDER de 2 milhões de euros.

 

Informações de Interesse

Site da empresa

04/10/2017 , Por Célia Pinto