Bioprime – um composto polimérico amigo do ambiente

O projeto Bioprime centra-se na conceção e desenvolvimento de um inovador composto polimérico biodegradável e apto para compostagem doméstica, com resistência a elevadas temperaturas e com excelentes propriedades barreira.

João Coutinho, responsável do projeto Bioprime

"A Cabopol opera num mercado bastante competitivo e em constante evolução tecnológica, o que compele a empresa a uma constante aposta na investigação e desenvolvimento, traduzindo-se no lançamento regular de soluções inovadoras de forma a manter a sua posição entre os principais players Europeus e mundiais no sector de compostos.

Deste modo, todos os projectos de I&D inovadores, acarretam sempre uma necessidade elevada de investimentos e ao mesmo tempo têm associado um elevado risco tecnológico, portanto, claramente a alavancagem do COMPETE 2020 é fundamental, quer para aquisição de ferramentas laboratoriais state-of-the-art, quer na alocação das equipas técnicas afectas ao desenvolvimento. Sem este apoio seria quase impossível garantir esta pro-actividade no mercado.

De referir também que o COMPETE 2020 fomenta a colaboração com as entidades de SCT Nacionais criando interacção entre a Academia e a Indústria, que no caso da Cabopol, já conta com uma relação de cooperação de longa data com o Instituto Superior Técnico de Lisboa."

Enquadramento

Nos últimos anos tem-se vindo a assistir a uma crescente preocupação, por parte da sociedade e do mundo empresarial para as questões ambientais e de sustentabilidade do planeta. Com efeito, as empresas reconhecem, cada vez mais, a necessidade de se diferenciarem no mercado não apenas pelas características técnicas dos produtos que oferecem, mas também pela responsabilidade ambiental que incutem nos seus processos, produtos e serviços.

Assim, atuando a Cabopol num segmento de mercado (das embalagens plásticas) onde as preocupações ambientais assumem especial relevância, devido à forte utilização de materiais provenientes de fontes fósseis esgotáveis, com base nesta tónica de qualidade do produto final / preocupação ambiental, surge o projeto Bioprime, o qual pretende desenvolver um composto polimérico biodegradável, que cumpra, em termos de sustentabilidade ambiental, os seguintes objetivos:

- Seja constituído por um mínimo de 80% de materiais provenientes de fontes renováveis, objetivando-se, mesmo, atingir os 100%;

- Seja apto para compostagem doméstica sendo que, para tal, deverá apresentar uma baixa temperatura de transição vítrea;

- Apresente uma elevada resistência à temperatura, de modo a ser utilizado em embalagens para o sector alimentar (cápsulas de café, copos de café/chá e refeições quentes pré-cozinhadas).

A este nível, salienta-se que os plásticos tradicionais demoram cerca de 500 anos a desaparecerem da natureza. O Bioprime propõe o desenvolvimento de um produto apto para compostagem doméstica, ou seja, que demora cerca de 12 semanas a ser biodegradado, representando um impacto bastante significativo no meio ambiente.

Também, na última década, tem-se verificado um aumento sistemático dos graus de exigência, por parte dos sectores da produção de embalagens plásticas quanto aos requisitos técnicos a cumprir pelos materiais que incorporam as suas soluções (para além da sustentabilidade ambiental), nomeadamente ao nível (i) da processabilidade / flexibilidade, (ii) resistência térmica, e (iii) propriedades barreira, com impacto inequívoco na fiabilidade e durabilidade dos produtos finais.

De facto, estas exigências tornam crucial o desenvolvimento contínuo de materiais que incorporem upgrades tecnológicos, refletido na elevação das suas propriedades técnicas, mecânicas e químicas, e, consequentemente, no aumento da segurança e durabilidade da solução polimérica.

O Projeto

O projeto Bioprime centra-se na conceção e desenvolvimento de um inovador composto polimérico biodegradável e apto para compostagem doméstica, com resistência a elevadas temperaturas e com excelentes propriedades barreira (nomeadamente, ao oxigénio e vapor de água). De modo a promover a sua sustentabilidade, pretende-se que este inovador produto seja de origem renovável (à base de ácido poli-láctico - PLA).

Esta nova solução apresentará um cariz transacionável e internacionalizável, na medida em que se consubstancia numa solução totalmente inovadora no mercado mundial, pretendendo-se o desenvolvimento de uma solução versátil e escalável, ao permitir a sua aplicação na fabricação de embalagens rígidas e flexíveis, em diferentes sectores.

 

Este produto representa, assim, um importante avanço técnico no mercado das cápsulas de café (onde a Cabopol já atua), permitindo, ainda, a entrada num novo segmento de mercado, o das embalagens para produtos quentes hot filled, no que respeita às embalagens para refeições pré-cozinhadas e copos de café/chá. O desenvolvimento deste projeto terá, ainda, um impacto bastante positivo a nível ambiental, uma vez que permite o desenvolvimento de uma solução sustentável, importante em todos os sectores, mas sobretudo no mercado dos produtos quentes hot filled que se caracteriza por um elevado desperdício de plásticos que demoram, como vimos, muitos anos a serem eliminados da natureza.

  

Neste contexto, a equipa de I&D da Cabopol prevê desenvolver sobre a estrutura estereoquímica do PLA através da síntese de um novo plastificante e de um novo polímero, permitindo a obtenção de uma solução única no mercado. Pretende-se, assim, alcançar uma sinergia de todas as propriedades técnicas referidas, (i) resistência a elevadas temperaturas, (ii) reduzida temperatura de transição vítrea (de modo a permitir a compostagem doméstica) e (iii) excelentes propriedades barreira.

Com o desenvolvimento bem-sucedido deste produto, a Cabopol oferecerá ao mercado uma solução mais sustentável do que as já existentes (fonte renovável e compostagem doméstica) e, simultaneamente, com propriedades técnicas bastante superiores às dos compostos alternativos existentes, nomeadamente ao nível da resistência mecânica, resistência térmica, processabilidade, flexibilidade e propriedades barreira.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela CABOPOL - Polymer Compounds, S.A. e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 2,3 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,4 milhões de euros.

24/09/2020 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa