Future Passive Optical Networks - FutPON

 

Enquadramento

Redes ópticas passivas (Passive Optical Networks - PON) são redes de comunicação, ao nível de acesso, que utilizam fibras ópticas interligadas na topologia em estrela e configuração ponto-multiponto, sendo constituídas apenas por componentes ópticos que não requerem alimentação elétrica (componentes passivos) entre o Terminal de Linha Óptica (Optical Line Termination - OLT) e a Unidade de Terminação Óptica (Optical Network Termination - ONT)

A principal vantagem das redes PON relativamente às redes de comunicação metálicas está no facto de não existirem equipamentos ativos entre a central local e o equipamento do utilizador final, não sendo necessária energia elétrica na rede de distribuição. Por esse motivo, uma rede PON é mais atrativa, uma vez que os custos de projeto e instalação de uma rede óptica passiva são mais atraentes comparativamente a uma rede metálica tradicional.

A tecnologia GPON (Gigabit passive optical network), uma rede óptica passiva com capacidade Gigabit, pode ser tecnicamente definida como a tecnologia de fibra óptica que permite uma maior transmissão e recebimento de dados através de uma única fibra. É uma das tecnologias de transmissão de alta velocidade que mais tem atraído atenção do mercado de telecomunicações, é atualmente utilizada em soluções voltadas para o atendimento tanto de mercados residenciais quanto corporativos que exigem uma maior largura de banda.

 

O Projeto

O projeto FutPON visa desenvolver as redes óticas passivas (PON) de próxima geração, criando soluções completas, inovadoras a nível mundial, com vista ao mercado global, onde existem diferentes tecnologias PON. Para o efeito pretende-se criar soluções de rede abrangentes, PtP WDM-PON (evolução da tecnologia GPON), 10GEPON / NGEPON (evolução da tecnologia EPON – Ethernet PON) e GFast (evolução da tecnologia ADSL), que permitam ainda coexistir com tecnologias legadas (GPON, XGPON, EPON, ADSL). As PONs de próxima geração ou o futuro das PON, reside neste conjunto de tecnologias inovadoras, que são designadas como tecnologias FutPON (Future PON). A evolução tecnológica para as PONs de próxima geração, pressupõe o desenvolvimento de plataformas avançadas e inovadoras OLT e ONT dotadas de características e componentes de grande complexidade ao nível da optoelectrónica, eletrónica e gestão. Um aumento exponencial na largura de banda, a melhoria nos serviços dedicados às comunicações móveis, a interoperabilidade entre diferentes tecnologias, bem como, através do desenvolvimento de circuito óticos integrados e a redução de custos e de outras características essenciais como o espaço ocupado ou a potência consumida são as evoluções mais importantes destas novas tecnologias. A integração destas evoluções, permite posicionar estas tecnologias, para além da componente residencial nos segmentos empresarial, backhaul móvel e conectividade cloud. Com este projeto, a Altice Labs passará a dispor de uma solução única de rede, onde apenas com uma plataforma se pretende preencher todos os requisitos dos diferentes mercados de redes PON, constituindo uma resposta tecnológica para as necessidades futuras de largura de banda em diversas indústrias.

O projeto contribui de forma direta para a especialização nacional e regional nas áreas prioritárias definidas no RIS3, estando perfeitamente alinhada com o domínio prioritário Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente nas áreas de atuação das Telecomunicações e Infraestruturas.

O projeto pretende desenvolver uma nova geração de tecnologias de redes de acesso, disruptivas a nível mundial, contribuindo para reforçar a imagem de Portugal e em específico do ecossistema das telecomunicações na região Centro e do TICE.PT. Com uma clara orientação global e inovadora, o projeto pretende arrastar a atividade empresarial local e regional de modo a reforçar uma rede regional na área das TICE que sustente a criação de um verdadeiro cluster TICE de referência mundial na região Centro. O projeto pretende aproveitar as oportunidades de uma sociedade da informação e comunicação com crescentes exigências ao nível da banda larga e TICE, com decisões e comunicações globais cada vez mais rápidas.

 

A Parceria

Trata-se de uma parceria entre a Altice Labs e o Instituto de Telecomunicações.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 2,4 milhões de euros o que resultou num incentivo de cerca de 1,4 milhões de euros.

19/01/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa