NEO4FUTURE: I&D de um sistema inovador de incorporação de óleos essenciais em fibras têxteis

Resumo

O projeto NEO4FUTURE visa a investigação e o desenvolvimento de filamentos têxteis contendo óleos essenciais encapsulados ou fixados e a sua posterior integração em estruturas têxteis. O projeto apresenta um caráter altamente inovador face às soluções atualmente disponíveis no mercado, uma vez que serão atingidas propriedades inovadoras por via da funcionalização dos filamentos têxteis, complementando as propriedades intrínsecas às estruturas têxteis.

Com a atribuição do incentivo por parte do COMPETE 2020, é permitido ao consórcio, não só desenvolver a solução com os recursos financeiros essenciais, como dinamizar a competitividade e a internacionalização da solução.


Em conversa com o COMPETE 2020, António Alexandre Falcão, Diretor Executivo da FITEXAR falou do projeto NEO4FUTURE  e da importância dos Fundos Europeus para a sua realização:

António Alexandre Falcão | Diretor Executivo da FITEXAR

De forma a responder às necessidades das entidades promotoras, o projeto NEO4FUTURE visa a investigação e o desenvolvimento de um sistema inovador de incorporação de óleos essenciais (OE) em fibras têxteis, permitindo desta forma a criação de têxteis cosméticos, com as mesmas propriedades dos óleos incorporados, contribuindo assim para uma melhoria da qualidade de vida do utilizador final.

Numa primeira abordagem será necessário proteger os OE das temperaturas elevadas a que irão estar sujeitos nos processos de produção fibras. Para isso irá recorrer-se a todo o conhecimento acumulado pelos parceiros em processos de encapsulamento e/ou aprisionamento deste tipo de compostos em matrizes mais ou menos complexas, que irão providenciar proteção aos OE, e por outro lado promover uma libertação prolongada dos mesmos nos têxteis finais, potenciando assim o seu tempo de vida útil. Estes complexos contendo OE serão depois incorporados em matrizes poliméricas, preferencialmente biopolímeros, por processos de composição por extrusão. Estes polímeros aditivados serão então utilizados na produção de fibras têxteis. Os artigos têxteis produzidos com estas fibras serão depois testados em relação à sua funcionalidade, correspondente aos OEs incorporados.

O NEO4FUTURE apresenta um caráter inovador face às soluções atualmente disponíveis no mercado, afigurando-se como uma solução de elevado valor acrescentado o que constitui uma clara mais-valia comercial para a indústria do têxtil e vestuário. A aposta recai assim na diferenciação, inovação e sustentabilidade.

O Consórcio

O consórcio é composto por três empresas – FITEXAR, BLOSSOM ESSENCE e SMART INOVATION — e duas entidades do Sistema de I&D – Universidade da Beira Interior (UBI) e Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI) — que asseguram a execução correta e eficaz dos objetivos do projeto, incluindo objetivos técnico-científicos e objetivos económico-financeiros e comerciais. Coletivamente, as sinergias que emergem deste consórcio derivam das várias áreas de conhecimento e experiência tecnológica de cada um dos copromotores, que se complementam e se cruzam.

Alinhado com as prioridades da estratégia nacional de especialização inteligente, este projeto tem no seu consórcio entidades de diferentes naturezas e áreas de atividade, que se complementam de forma a gerar produtos e tecnologias diferenciados que potenciam o crescimento económico, nomeadamente através do aumento do número de exportações e com impacto na economia local.

O Apoio do Compete 2020

Para além da concessão do incentivo, o contributo do COMPETE 2020 permitiu o alinhamento de sinergias entre entidades de investigação estratégica e desenvolvimento tecnológico, promovendo a dinamização do tecido económico nacional, nomeadamente no setor do Têxtil e Vestuário.

O apoio do COMPETE 2020, para o desenvolvimento do projeto, irá potenciar e dinamizar a competitividade e a internacionalização de solução nacional escalável e aplicável em todo o mundo.”

Sobre a FITEXAR

A FITEXAR – Fibras Têxteis Artificiais, S.A. desenvolve a sua atividade num dos setores mais tradicionais do nosso país, o setor têxtil, que possui elevada representatividade na estrutura industrial portuguesa e em especial na zona norte do país. A empresa foi criada com o objetivo de desenvolver a sua atividade na indústria de texturização de fibras artificiais, concretamente na produção de filamento contínuo em poliéster. A empresa procura a inovação constante como forma de reforçar a sua posição nos mercados onde opera. Os fatores chave da empresa têm sido o desenvolvimento de produtos inovadores aliados a uma constante melhoria no serviço ao cliente, conseguindo atualmente alimentar diversas indústrias, destacando-se a automóvel, vestuário técnico, saúde, têxteis-lar e decoração.

Financiamento

O projeto NEO4Future é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 936 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 674 mil euros.

Links

FITEXAR: Website

BLOSSOM ESSENCE: Website | Facebook

SMART INOVATION: Website

UBI: Website | Facebook | Linkedin | Twitter

CENTI: Website | Facebook | Linkedin | Twitter

 

21/07/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa