Relatório Final do projeto “Portugal Exclusivo-Comida com Histórias”

1. Síntese

Abrangente e inovador, o plano de atividades da APTECE - Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de produtos e experiências de turismo de culinária únicos e de qualidade, levando inclusivamente ao aumento da exportação de produtos tradicionais portugueses.

Numa análise global o projeto Portugal Exclusivo apresenta um bom desempenho ao nível da eficácia (cumprimento dos indicadores de realização e resultados), um excelente desempenho ao nível da eficiência (atividades projetadas face a realizadas [físicas e financeiras]), e pertinência (contributo para a concretização dos objetivos estratégicos) e performance (satisfação dos intervenientes quanto a conteúdos, intervenientes e organização) atingindo os objetivos iniciais em praticamente todos os parâmetros em análise.

Na dimensão de satisfação dos participantes o projeto apresenta Bons resultados medidos por análise dos inquéritos de satisfação realizados nos Workshops efetuados nas diversas atividades, sendo que nas várias dimensões analisadas os participantes consideram as atividades, globalmente, como boas ou muito boas, e os oradores com muita experiencia e conhecimento sobre as matérias. Foram ainda recolhidas muitas sugestões dos participantes que mostram o nível de interesse no tema abordado e utilidade na continuidade e evolução do projeto.

Existe ainda um reconhecimento notável da APTECE como entidade promotora da dinâmica em torno do Turismo de Culinária, em Portugal, que se reflecte nos vários convites realizados para protagonizar palestras internacionais sobre o tema e como case study a seguir.

2. Enquadramento no COMPETE

O projeto "Portugal Exclusivo" da APTECE foi apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas e teve um investimento elegível de 511 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 409 mil euros.

O presidente da APTECE, José Borralho refere que “é de louvar o apoio dado pelo COMPETE, no âmbito do SIAC, em particular aos técnicos que tiveram a visão e a capacidade de perceber o projecto e a forma como ele é importante para o desenvolvimento do turismo a nivel regional. Tratando-se de uma associação jovem esse é um motivo ainda maior de orgulho. Este apoio do COMPETE é importante sobretudo porque também motivará a APTECE para novos desafios, entre os quais já se encontra um trabalho exaustivo que estamos a desenvolver junto do World Food Travel Association para posicionar Portugal como um destino gastronómico de interesse.”

Faça download do relatório do projeto.

 

3. Links

Relatório do projeto 

Site 

Facebook 

 

03/08/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
FEEI