A IBERODYE investe no desenvolvimento de têxteis técnicos

Em declarações ao COMPETE 2020, Bruno Martins, Administrador da IBERODYE, destacou estratégia de crescimento da empresa a importância dos fundos europeus:

“ A Iberodye traçou a sua rota de crescimento baseada em 3 pilares de sustentação:

- Revolução tecnológica, com a modernização dos seus equipamentos, optimização dos tempos de produção e redução energética;

- Diversificação e certificação na qualidade nos serviços e acabamentos prestados;

- Internacionalização;

A ajuda do COMPETE 2020 foi fundamental pois contribuiu decisivamente na sua concretização sendo um parceiro presente e interventivo no processo. As ferramentas colocadas ao dispor das empresas nacionais pelo COMPETE 2020 permite ao país se modernizar e se tornar mais Competitivo no mercado Europeu”


Com este projeto a IBERODYE investe em inovações que a permite tingir todo o tipo de fio e malhas com incorporação de nano partículas. A IBERODYE passa assim a prestar serviços de tinturaria e acabamento de fio e malha com recurso à dotação de propriedades funcionais aos têxteis através da incorporação de nano partículas que se imiscuem nas fibras tendo boas características de permanência e funcionalidade.

A IBERODYE decidiu apostar nos têxteis técnicos pela necessidade de diversificar a sua atuação para nichos de mercado de maior valor acrescentado. Os têxteis técnicos desempenham funções em muitas áreas, destacando-se a medicina e saúde, a cosmética, a monitorização humana, o desporto e a indústria generalizada. Nos acabamentos funcionais, destacam-se ainda os antibacterianos, anti UV, retardador de chama, easy care, soil release, anti traça, anti mosquito, anti alergénicos entre outros. Estes acabamentos combinados conferem propriedades antissépticas ao vestuário aliadas a facilidade de limpeza e conservação. Um outro campo em que a IBERODYE apostou neste projeto foram os têxteis reativos, pois modificam-se de acordo com as características corporais de quem os usa ou o meio onde estão inseridos, nomeadamente, a temperatura e humidade. Esta característica foi aplicada com sucesso em roupa de bebé, onde, pela simples observação, se pode inferir a temperatura do bebé, permitindo rapidamente verificar se tem febre ou não.

A IBERODYE também introduziu, no âmbito deste projeto, alguns processos ao nível do laboratório, atendendo à sua intensão de entrar em nichos de mercado de maior valor, sendo o controlo de qualidade um aspeto imperativo. Destaca-se as máquinas de ensaios que permite o tingimento em pequenas amostras, com grande precisão e num curto espaço de tempo, o torsiometro que permite destorcer os fios para analisar a sua resistência, o espelho para analisar a qualidade do fio e a jarda para pesar o título do fio.

A empresa também investiu em alguns equipamentos de eficiência energética, nomeadamente em variadores de frequência, iluminação LED e brevemente também em painéis fotovoltaicos. Estas acções permitem reduzir os consumos energéticos, apostar em energias alternativas mais limpas e reduzir consideravelmente estes custos.

A IBERODYE remodelou alguns dos seus equipamentos da ETA e ETAR por elementos mais sofisticados, em termos de filtragem de químicos. Esta remodelação prende-se com a utilização de nano partículas que devem ser tratadas de forma diferente bem como para uma melhoria continua do tratamento da água com vista á sua reutilização.

Ao nível organizacional, a IBERODYE obteve, paralelamente ao programa de investimento, na certificação OEKO-TEX, GOTS e OCS como forma de garantir ao mercado os padrões de qualidade com que trabalha o produto. A certificação do produto segundo a OEKO-TEX oferece à empresa uma garantia de qualidade operacional sendo atualmente exigido pelas empresas da cadeia têxtil, nomeadamente empresas que trabalham com gamas altas e nichos de mercado de maior valor, nos quais a empresa pretende vir atuar. O certificado GOTS e OCS segue uma norma líder mundial no processamento de têxteis com fibras orgânicas, incluindo critérios ecológicos e sociais. Esta norma tem como objetivo definir as necessidades reconhecidas globalmente para garantir o estatuto biológico dos têxteis, desde a obtenção da matéria-prima através de uma produção responsável em termos ambientais e sociais, um rótulo adequado, de modo a que o produto final ofereça ao consumidor a segurança e credibilidade necessária. Estas certificações são inovações para a empresa e constituem uma garantia de qualidade para o mercado onde pretende atuar.

Ainda em termos organizacionais, a empresa implementou um software de gestão e controlo de operações, de operadores, produção, planeamento/comercial, custos de processo, controlo da pesagem dos químicos e dosagem. A plataforma de software controla as máquinas de uma forma isenta, pelo que os processos criados serão implementados conforme indicações do sistema. Quando completo, o sistema de dosagem, irá garantir que as adições de produtos são feitas no momento certo, os perfis de temperatura, aquecimento e arrefecimento são rigorosamente executados, e todo o processo ocorre no mais curto espaço de tempo, aumentando a produção especifica por máquina, diminuindo as flutuações no processo, minimizando os feitos mecânicos sobre os materiais a tingir, melhorando o seu aspeto final e minimizando o desgaste das máquinas. A informação recolhida pelo conjunto tecnológico permite avaliar o desempenho de cada uma das máquinas, permitindo extrapolar relações entre os vértices do triângulo processo, máquina, material. Estas relações traduzem-se em melhoria de eficiência dos recursos pois podemos assim usar recursos que melhor se adaptam a cada um dos processos e materiais, tendo menos desperdícios de tempo, energia e produtos.

Uma vez que a IBERODYE pretende penetrar em novos mercados mais exigentes foi impreterível o investimento na sua imagem e na comunicação com o exterior. Neste nível salienta-se o investimento no registo de uma marca a nível internacional a associar aos novos tipos de acabamento e à comercialização do fio com acabamento especial (com incorporação de nano partículas) e o desenvolvimento de um site interativo de modo a promover a sua imagem e os seus produtos e criar maior proximidade ao seu cliente. O lançamento do novo website está previsto para o fim do corrente trimestre.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto da IBERODYE conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3,4 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,4 milhões de euros.

10/02/2020 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa