Ciência e I&D, unidas no combate à Covid-19

Ciência e I&D, unidas no combate à Covid-19
 
 
O investimento em atividades de ciência, tecnologia e inovação, particularmente em investigação e inovação, é um fator-chave do crescimento económico, o que justifica o compromisso crescente de muitos países com políticas públicas de estímulo.
 
Um investimento regular e elevado em I&I pelo setor empresarial é tido como fundamental para gerar e manter um fluxo regular de inovação na atividade económica capaz de sustentar a competitividade de uma economia.
 
Na esfera do Quadro Temporário relativo a medidas de auxílio estatal de apoio da economia no contexto do surto da covid-19, foi publicado, a 20 de abril de 2020 no âmbito dos Sistemas de Incentivos à Empresas do Portugal 2020, um aviso para apoiar projetos promovidos por empresas e entidades do sistema científico e tecnológico. 
 
 
O foco deste Aviso foi a investigação de vacinas, medicamentos e tratamentos, dispositivos e equipamento médico e hospitalar, desinfetantes, vestuário e equipamento de proteção, incluindo a construção ou modernização das infraestruturas de ensaio necessárias para desenvolver, testar e otimizar, até à primeira utilização industrial, de produtos relevantes para a covid-19.
 
Dedicámos diversas edições da newsletter semanal do Programa a esta temática, onde divulgámos projetos diferenciadores que mostram que da cooperação e da vontade nascem novos produtos que estão, não só, a dotar a sociedade de respostas à crise sanitária, mas também, a colocar Portugal como fornecedor no mercado internacional de produtos inovadores.
 

Newsletter 258 | I&D empresarial, a liderar um caminho para vencer o COVID 19 

> Active Protection

O projeto visou o desenvolvimento de uma nova geração de EPI reutilizáveis e ativos (batas, toucas e perneiras), com funcionalização anti-bacteorológica e antivírica para utilização em contexto profissional. Pretende-se com este projeto efetuar um avanço face ao estado da arte, através da funcionalização de substratos fibrosos utilizados normalmente com função de barreira, para concretizar um conceito inovador incorporando características ativas em EPI, contrariamente ao que acontece nos EPI passivos (tradicionais), de uma forma célere e ágil, com vista à rápida colocação destes produtos no mercado. 
 
Leia a notícia  
 
 
Newsletter 264 | Investigação Covid 
 
 
> Sensecor 
Equipa da Universidade de Aveiro desenvolve projeto para rastreio rápido da Covid-19 através do desenvolvimento de uma ferramenta em pacientes sintomáticos. A abordagem de I&D e Inovação recorreu ao conhecimento multidisciplinar e ao estabelecimento de sinergias entre entidades do setor público - Universidade de Aveiro e Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E., privado - Instituto de Telecomunicações e empresarial – Wavecom.
 
 
Leia as noticias 1 e 2 
 
> CellTherapy4COVID19
O projeto foi desenvolvido pela Stemlab, através do qual se pretende criar uma terapêutica para os casos graves de Covid-19, baseada em MSCs (Células estaminais mesenquimais) obtidas a partir do cordão umbilical.  
 
 
Leia a notícia 
 
 
Newsletter 270 | Entidades do Sistema Científico e empresas juntas contra o Covid-19 
 
 
> COUNTED: Coronavirus Transmission: Count and Detect 
O projeto propõe desenvolver e validar uma plataforma para identificar o potencial de indivíduos para transmitir o vírus SARS CoV-2 através da rota de aerossol, que é a via mais comum de disseminação deste vírus. A plataforma recolherá amostras do condensado do ar exalado e analisará essas amostras para a presença do vírus. Este projeto em consórcio é liderado pelo INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory, em colaboração com os co-promotores, CELOPLÁS - Plásticos para a Indústria, S.A., DTx - Digital Transformation CoLab e 2CA- Centro Clínico Académico.
 
 
Leia a noticia

29/12/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia