Active Protection: Desenvolvimento de uma nova geração EPIs reutilizáveis com funcionalização anti-bacteorológica e anti-vírica

 

Manuel Cruz, Coordenador do NidProtech - Núcleo de ID do LatinoGroup e responsável do projeto Active Protection

Manuel Cruz, Coordenador do NidProtech - Núcleo de ID do LatinoGroup e responsável do projeto Active Protection destacou a importância do contributo do COMPETE 2020:

“Ao longo dos anos o COMPETE tem tido um papel preponderante na atividade de inovação da LatinoGroup.  No caso específico do projeto Active Protection, houve apoio desde o início do desenho do projeto, sendo de salientar a celeridade com que a candidatura foi aprovada e os montantes de apoio colocados à disposição.

O projeto Active Protection consiste no desenvolvimento, no âmbito das ações COVID-19, de uma nova geração EPI´s reutilizáveis com funcionalização anti-bacteorológica e anti-vírica para contexto profissional, envolvendo diversos parceiros, como a Universidade do Minho, a Sciencentrix, a TECMINHO e a PIXARTIDEA.”

Enquadramento

A transmissão do Coronavírus (SARS-CoV-2) ocorre durante uma exposição próxima a uma pessoa infetada, através da disseminação de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espilros ou fala, as quais podem ser inaladas ou pousar na boca, nariz ou olhos de pessoas que estão próximas. O contacto das mãos com uma superfície ou objeto contaminado com SARS-CoV-2 e, em seguida, o contacto com boca, nariz ou olhos, pode conduzir igualmente à transmissão da doença.

Pela sua proximidade durante longos períodos de tempo com pacientes infetados com o coronavírus, os profissionais de saúde estão particularmente expostos ao risco de infeção. Neste sentido, é importante proteger estes profissionais que lidam diariamente com fatores de risco elevado provocados pelo vírus, para que estes, não sejam agentes ativos para a transmissão do mesmo e, da mesma forma, possam proteger-se de contaminação. Esta proteção é feita principalmente através do uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI), como por exemplo máscaras, batas, óculos, luvas etc.

Verifica-se que a maioria das proteções utilizadas nos EPI são fabricadas em materiais descartáveis e com uma forte dependência dos mercados externos, especialmente da Ásia. Neste sentido, e de forma a minimizar esta situação, é importante desenvolver EPI que possam ser reutilizáveis, contribuindo por um lado, para a diminuição desta dependência, e, por outro lado, para não contribuir para a poluição ambiental.

Importa sobretudo que estes EPI apresentem níveis de proteção melhorada. Verifica-se que as soluções existentes atuam apenas como barreiras físicas à penetração do vírus, sendo que o nível de conhecimento atual oferece já um conjunto de soluções que as pode tornar ativas, ou seja, com capacidade de atuação sobre os microrganismos através da incorporação de agentes de funcionalização.

O Projeto

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma nova geração de EPI reutilizáveis e ativos (batas, toucas e perneiras), com funcionalização anti-bacteorológica e anti-vírica, para utilização em contexto profissional. Pretende-se com este projeto efetuar um avanço face ao estado da arte, através da funcionalização de substratos fibrosos utilizados normalmente com função de barreira, para concretizar um conceito inovador incorporando características ativas em EPI, contrariamente ao que acontece nos EPI passivos (tradicionais), de uma forma célere e ágil, com vista à rápida colocação destes produtos no mercado. Assim, a solução apresentada terá por base um substrato têxtil que será funcionalizado com recurso a revestimentos poliméricos funcionalizados com nanopartículas (NPs) de óxidos metálicos capazes de se estabelecerem como barreiras ativas a este tipo de ameaças, com especial enfoque para as ameaças químicas e biológicas.

Pelo levantamento do estado da arte, foi possível verificar que não existe registo de uma solução que seja reutilizável e ativa no combate ao COVID-19, pelo que, este projeto representa um avanço face ao estado da arte e aos produtos disponíveis para o combate à pandemia COVID-19.

Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Atividade de Investigação e Desenvolvimento e Investimento em Infraestruturas de Ensaio e Otimização (COVID-19), envolvendo um investimento elegível FEDER de 232 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 201 mil euros.

22/06/2020 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa