Peças produzidas no âmbito do projeto Primeira Pedra presentes na Expo Dubai

Algumas das peças produzidas no âmbito do projeto Primeira Pedra, promovido pela ASSIMAGRA e cofinanciado pelo COMPETE 2020, estiveram presentes na Expo Dubai.

A Expo Dubai 2020 arrancou na sexta-feira, dia 1 de outubro de 2021, e vai prolongar-se até ao fim do mês março 2022. Trata-se da primeira feira presencial no Médio Oriente e espera-se cerca de 25 milhões de visitantes. É considerado uma oportunidade muito importante para Portugal apresentar o que de melhor se faz no país, através do seu pavilhão, que conta com a participação de cerca de 40 empresas portuguesas.

O pavilhão português fica no espaço da Expo dedicado à Sustentabilidade e dispõe de cerca de 1.800 metros quadrados, distribuídos por dois pisos. A maioria dos elementos do edifício foram pensados para refletir algumas das caraterísticas mais tradicionais que marcam Portugal. Por exemplo, na escolha dos materiais: a cortiça foi transformada em mobiliário e utilizada nas zonas de estar exteriores; o azulejo pintado reveste as paredes do pavilhão e a calçada portuguesa está presente nos espaços públicos exteriores, inclusive no piso de entrada do pavilhão.

Para além da calçada, o setor da pedra natural, através da ASSIMAGRA, esteve presente na Expo Dubai em parceria com as associações da fileira casa e com a AICEP, dando a conhecer algumas das peças produzidas no âmbito do projeto Primeira Pedra.

Síntese do projeto Primeira Pedra

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Primeira Pedra é um programa internacional de pesquisa experimental que explora o potencial da Pedra Portuguesa. Centrado nas características físico-mecânicas e estéticas absolutamente únicas dos vários tipos de Pedra que compõem a paisagem geológica de Portugal, Primeira Pedra junta a produção ao design através do desenvolvimento de utilizações inovadoras deste material singular, enaltecendo assim a sua qualidade e a ampla indústria nacional que está ligada à sua extração e transformação.

Permanecendo fiel ao seu objetivo de revelar as possibilidades da Pedra Portuguesa, juntamente com a realidade sociocultural que a sua indústria integra, Primeira Pedra está a desenvolver novos projetos com mais arquitetos e designers, ampliando também o seu campo de ação através da integração de artistas. Focando todas as etapas e dimensões deste material e o seu impacto no meio ambiente, estes novos projetos exploram abordagens pouco convencionais, reinventando a pedra através do uso de outros materiais e conceitos alternativos.

O projeto consiste num conjunto de ações de promoção coletivas num novo paradigma e em mercados específicos para a Pedra Natural, capazes de induzir efeitos sustentáveis na internacionalização deste setor de atividade. Através de uma grande campanha de comunicação internacional assente na associação da pedra portuguesa a novos protagonistas do design, das artes plásticas e da arquitetura, será reforçada e amplificada a trajetória de diversificação das exportações e de produto, iniciada com a primeira edição do projeto PRIMEIRA PEDRA.

(Fonte: ASSIMAGRA)

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto Primeira Pedra II conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Internacionalização), envolvendo um investimento elegível FEDER de 1,6 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,4 milhões de euros.

17/03/2022 , Por COMPETE 2020
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa