Uma linha de transformação de quartzo alta pureza em Trás-os-Montes

Este projeto visa capacitar tecnologicamente a empresa Quarpor, Minas e Minerais, S.A., localizada em Carrazeda de Ansiães, Trás-os-Montes, para transformar quartzo de forma a fornecer mercados consumidores de HPQ (high purity quartz), nomeadamente a indústria eletrónica, fotovoltaica, de precisão e ótica, oferecendo ao cliente um produto de valor acrescentado permitindo à Quarpor avançar na cadeia de valor.

Para além de contribuir para a empresa progredir na cadeia de valor, este projeto vai ter impacto a nível nacional na posição qualitativa das vendas do país, já que as vendas da Quarpor pesarão aproximadamente em 1/3 do valor global de exportações do sector, permitindo a internacionalização de toda a produção.

Com vista à internacionalização da empresa, a Quarpor definiu como mercados alvo: Japão, Alemanha, Espanha e Itália pelos vários contatos estabelecidos, sendo estes países grandes importadores de quartzo para utilização nas industrias de alta tecnologia.

O investimento preconizado visa capacitar a empresa de todas as componentes necessárias à criação da unidade de transformação de quartzo de alta pureza, à implementação do seu plano de negócios e à concretização da sua estratégia de internacionalização.

A tecnologia associada aos equipamentos é fundamental para a atividade produtiva da empresa, com caraterísticas modernas capazes de fazer face às metas definidas no plano empresarial e obter vantagem sobre as demais empresas do setor.

Com a aquisição da unidade de transformação de quartzo de alta pureza e com criação do laboratório, a Quarpor passa a poder comercializar o quartzo com as necessidades específicas do mercado. Consegue-se assim uma elevada rentabilização dos investimentos, ao mesmo tempo que a empresa adquire capacidade para exportar os seus produtos para o Japão, Alemanha, Itália e Espanha.

A totalidade da matéria-prima utilizada no processo de transformação é proveniente do território nacional, que atualmente só explora o quartzo de baixa qualidade, utilizado para construção civil, decoração e cerâmica, não potenciando as jazidas de elevada qualidade, os quais tem grande procura para incorporar em produtos de alto valor transacionável. Este quartzo de alta pureza é orientado para o mercado externo.

Não existindo escoamento nacional para os produtos de alta pureza, a empresa já estabeleceu contratos com empresas de renome internacional que atuam no mercado do quartzo de alta pureza, de forma a garantir o escoamento integral do produto, sendo Portugal um dos países mais procurados pela sua riqueza geológica.

A realização deste projeto será potenciador de criação de alternativas de emprego à agricultura e em serviços não comerciais em Trás-os-Montes, evitando a desertificação e o declínio desta zona do país. A empresa pretende proceder à contratação de novos colaboradores qualificados na área de engenharia e qualidade, com elevada competência na área, sendo por isso, uma influência positiva e alavanca na economia local pela aposta em quadros superiores de engenharia nas áreas da TIC aliados aos processos de produção.

A nível tecnológico, a empresa ao longo da sua existência tem tentado acompanhar e adaptar-se a novas tendências e preocupações ambientais, adotando novos métodos e adquirindo equipamentos com maiores níveis tecnológicos e de autonomia. Os investimentos previstos no âmbito deste projeto irão contribuir para a empresa acompanhar a evolução do mercado e das crescentes preocupações ambientais e ecológicas e de responder a uma necessidade na região de Trás-os-Montes para a diversificação de produtos.

Em declarações ao COMPETE 2020, a Comendadora Conceição Dias, administradora e acionista da QUARPOR, destaca a pertinência do projeto e a importância do apoio do COMPETE 2020:

 

A transformação de quartzo de alta pureza exige um nível excecional de rigor e fiabilidade, sendo fundamental ter um suporte industrial de elevado valor tecnológico para se singrar no setor.

O projeto visou a instalação de uma unidade industrial de transformação e valorização de quartzo, em Carrazeda de Ansiães, contemplando a construção de um pavilhão industrial, a aquisição de equipamento produtivo de última gama e todos os investimentos necessários à implementação de um plano de negócios que permita a entrada em países focados em setores de alta tecnologia (Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul, EUA).

O apoio do Compete2020 permitiu alavancar os resultados do projeto, tendo sido basilar na instalação da unidade industrial suficientemente competitiva e avançada que vá ao encontro da exigência dos mercados-alvo e permita competir com concorrentes presentes em outros mercados geográficos, algo que de outra forma não seria possível."

 

As atividades de inovação levadas a cabo pela empresa são consideradas fulcrais para o seu crescimento e um importante suporte ao processo de internacionalização, nomeadamente para a Europa e Ásia e será ainda reforçada a imagem de fornecedor de elevada qualidade de produtos de quartzo, situando-se ao nível dos melhores concorrentes deste mercado a nível nacional e internacional.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3,6 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,7 milhões de euros.

15/01/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa