FASCOM: um novo conceito de negócio com soluções avançadas de fabrico e formas inovadoras de comercialização

Fábrica de Calçado Sozé, S.A. lidera projeto que visa criar condições necessárias para uma nova forma de negócio de artigos de moda, baseada numa resposta rápida às preferências do consumidor.

 

1.    Síntese

O consumidor de artigos de moda é cada vez mais exigente, o que leva as empresas a apostar e desenvolver novas formas de responder adequadamente a essa realidade. É neste sentido, que surge o projeto inovador Fashion-Cognizant-Manufacturing (FASCOM), que iniciou em outubro de 2015 e tem a duração de 24 meses.

O FASCOM tem como principal objetivo criar as condições necessárias para uma nova forma de negócio de artigos de moda, baseada numa resposta rápida às preferências do consumidor, através da criação de um novo ciclo para a conceção, desenho, manufatura e venda de artigos de moda, com base na monitorização, extração e partilha de informação ao longo da cadeia de valor, sobre as tendências e preferências dos clientes nas lojas.

O projeto FASCOM promove um novo ciclo para a conceção, desenho, manufatura e venda de artigos de moda, com base na monitorização, extração e partilha de informação ao longo da cadeia de valor sobre as tendências e preferências dos clientes nas lojas.

A disponibilização desta informação obtida no ponto de venda reduz custos e aumenta as vendas, promovendo o desenvolvimento e fabrico de produtos que respondem melhor às preferências dos consumidores. Neste ciclo está incluída a logística, através da redução de stocks ao longo da cadeia de fornecimento, menores perdas de vendas e maior facilidade na gestão do aprovisionamento, e o marketing, através da melhor segmentação do mercado, dados sobre aceitação dos artigos, planeamento e implementação de promoções.

Para tornar este desígnio ainda com mais potencial no setor do calçado, este projeto incluiu a conceção e desenvolvimento de um novo conceito de produção de calçado, novos materiais e tecnologias de fabrico, apostando ainda em produtos de calçado customizados. Acresce a particularidade de questões como a conceção, o fabrico e a distribuição são geridos por empresas distintas, permitindo ao detentor da marca e ao produtor o acesso à informação recolhida na loja; elemento fulcral para a conceção de novos produtos, mas também para gestão da produção e das campanhas de marketing.

Liderado pela Fábrica de Calçado Sozé, em consórcio com a CEI - Companhia de Equipamentos Industriais, o CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, o INESC Porto - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto e a Inovretail, o projeto FASCOM apostou no desenvolvimento de um novo conceito de fábrica de calçado - permitindo ao cliente personalizar ou customizar o seu artigo, obtendo assim um sapato diferente e único – e de novas ferramentas que permitem melhorar, significativamente, o desempenho na loja física (ponto de venda) e dos restantes intervenientes ao longo da cadeia de valor (distribuidores e produtores).

 

2.    Cofinanciamento

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de co-promoção, o projeto FASCOM envolveu um investimento elegível de 721 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 495 mil euros.

Em declarações ao COMPETE 2020, Vasco Sampaio, CEO na Fábrica de Calçado Sozé, S.A., sumaria a importância desta tipologia de projetos e do apoio do COMPETE 2020.

“Dada a dimensão média relativamente pequena das empresas que compõem o tecido empresarial português, em paralelo com a sua necessidade vital de criação de investimento em I&D, o apoio do COMPETE 2020 às redes de cooperação entre empresas de valências diversas, visando um objetivo final comum, afigura-se determinante no resultado obtido.

Acreditamos que sem a assertividade, profundidade e amplitude do programa operacional da economia COMPETE 2020, cujo desígnio fundamental consiste no aumento de exportações e na maior incorporação de valor acrescentado nos produtos e/ou serviços da economia portuguesa, a valorização da oferta garantida pelo projeto FASCOM ficaria aquém do seu potencial, nem seria materializada no período de tempo relativamente curto em que deste modo se tornou possível.

Estamos certos que o aumento de competitividade das PME portuguesas passa e continuará a passar pelo sucesso da implementação de programas operacionais com a filosofia do COMPETE 2020, não hesitando em financiar projetos levados a cabo por empresas que se encontram na vanguarda da inovação tecnológica e dos modelos de negócio contemporâneos e condizentes com a Industria 4.0.”

 

3.    Resultados

O projeto prevê a realização dos seguintes produtos inovadores:

> Aplicação de venda assistida para plataformas móveis de apoio ao vendedor e gestor de loja no processo de venda. Inclui a capacidade de, entre outras, receber pedidos de assistência georreferenciados do cliente na loja, programar o expositor interativo, obter recomendações a dar a cada cliente e identificar e registar as possíveis causas de uma perda de venda.

> Aplicação móvel de compra assistida para clientes com smart-phone que fornece informação sobre os produtos e sugere artigos alternativos.

> Expositor interativo para apoiar o cliente nas suas tomadas de decisão, independentemente de possuir ou não um telemóvel. 

> Sistema de recomendação de artigos mediante a solicitação dos utilizadores no contexto das aplicações de compra/venda assistida e do expositor interativo.

> Repositório de dados, que permite a partilha e controla o acesso à informação gerada entre os intervenientes.

> Sistema de integração ETL (Extract Transform and Load) que facilita a integração dos vários sistemas de uma forma transparente e fiável.

 > Materiais customizáveis/personalizáveis em termos de cor e desenhos, permitindo à Sozé produzir, no limite, um par de cada cor/padrão de modo ágil e mais sustentado.

 > Ferramentas e softwares dotados de “visão e inteligência” para efetuar o corte automático e garantir a integração dos materiais customizáveis/personalizáveis.

 

 

4.    Links úteis

Website do projeto FASCOM

Website da Fábrica de Calçado SOZE, S.A

Website da CEI - Companhia de Equipamentos Industriais Lda

Website do CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portuga 

Website do INESC Porto - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto 

Website da INOVRETAIL, Lda

 

 

 

06/06/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia