COMPETE 2020 apoia a criação de empresa pioneira na prestação de serviços de injeção com recurso a magnésio

A Moldegama Injection visa lançar uma nova área de negócio e novos produtos/serviços para o Grupo HMM, complementando o portfólio atual com um serviço pioneiro, a nível mundial, na área de injeção multimaterial e magnésio.

 

1. Apoio do COMPETE 2020

O projeto “Moldegama Injection 2016” foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva.  O projeto envolveu um investimento elegível de 6.555 mil euros, dos quais 3.933 mil euros são provenientes do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

2. Síntese

Para evoluir num mercado competitivo é necessário um investimento constante e o Moldegama Industries Group, SGPS encontrou no COMPETE 2020 um aliado para os caminhos que ambiciona trilhar.

A Moldegama Injection, Lda. é uma microempresa recém-criada, localizada em Alcobaça, com atividade na moldagem de plásticos e seus derivados e injeção de magnésio e compósitos.

Esta empresa recém-criada decorre da conjugação dos interesses de duas realidades empresariais que se complementam: o Moldegama Industries Group, SGPS e a empresa MTC.

Por um lado, o Moldegama Industries Group, SGPS, com implantação em Portugal e uma situação de destaque no fornecimento de moldes técnicos, de elevada complexidade e valor acrescentado, para reputados elos da cadeia de valor automóvel e que está a implementar um processo de reorganização sob a forma de cluster, pretende assegurar soluções integradas e integrais aos seus clientes. 

Por outro lado, a empresa MTC, sedeada na Áustria, tem-se dedicado à I&D na área da injeção de magnésio, tendo uma patente sobre o processo em causa. Esta empresa está a descolar-se agora da primeira fase da sua existência, de desenvolvimento, pretendendo fazer chegar agora a sua tecnologia ao mercado. Ora, a capacidade de maquinação e de industrialização do Moldegama Industries Group, SGPS conjuga-se sublimemente com a tecnologia desenvolvida pela MTC. Por isso, estas duas realidades aliam-se neste processo de criação da Moldegama Injection, a qual operará em Portugal, almejando-se como empresa pioneira na prestação de serviços de injeção com recurso a magnésio.

Assim, a Moldegama Injection vem capacitar o Moldegama Industries Group, SGPS para o processo de injeção de moldes em multimateriais, recorrendo às vantagens do magnésio, conseguindo, adicionalmente, assegurar a realização de testes, fazer pré-séries e, inclusivamente, preparar-se para pequenas, médias e grandes séries, passando, com isso, de uma lógica restringida ao molde para uma lógica de produto. 

Desta forma, e atendendo às relações sinérgicas com outras empresas do Grupo, especializadas noutros elos da cadeia de valor do molde (e.g. I&D, fabricação e reparação), esta nova empresa vem aumentar a competitividade-valor e o grau de diferenciação e de diversificação da oferta do Grupo.

A Moldegama Injection terá a sua sede em Pataias, pertencente ao concelho de Alcobaça, junto às instalações das demais instalações do Moldegama Industries Group, SGPS em Portugal, mas num novo e distinto edificado, composto por 4 pavilhões, cada um com 900 m2.

Desta forma a Moldegama Injection pretende, assim, constituir um caso de excelência, de sucesso e de pioneirismo a nível mundial na injeção multimaterial - com uma particular incidência na utilização do magnésio, passível de ser combinado com plástico e/ou com outros metais -, na produção de sistemas de componentes e peças de peso mais reduzido para a indústria automóvel.

 

3. Inovação de Produto

A injeção de vários materiais, nos quais se inclui o magnésio, permite, resumidamente, estruturas mais resistentes, leves e flexíveis, ciclos de produção mais curtos, durabilidade maior das ferramentas e uma redução do peso dos componentes, algo que tem repercussões importantes em termos de redução do consumo de combustíveis e da emissão de CO2 dos produtos finais (neste caso, os automóveis), garantindo elevados níveis de qualidade e fiabilidade das soluções finais, ao mesmo tempo que permite obter uma estrutura de custos mais baixa por parte das empresas que fazem a injeção.

A empresa Moldegama Injection vem, assim, cobrir um espaço ainda não ocupado pelas demais empresas do Moldegama Industries Group, SGPS e, nessa medida, permitirá o seu fortalecimento competitivo, tornando-se um fornecedor cada vez mais dificilmente substituível da exigente e promissora indústria automóvel, consubstanciando, por isso, uma inovação ao nível do Grupo. 

Mas, para lá da inovação ao nível do Grupo, há uma inovação a nível internacional, em termos de injeção em multimatéria recorrendo a magnésio, combinando tudo isto com um sistema de injeção patenteado.  Assim, a Moldegama Injection vem, também, possibilitar a passagem da tecnologia detida pela MTC (será alvo de aprimoramento em projeto a candidatar ao SI I&DT), para o mercado, potenciando a sua produção e a sua escalabilidade.

 

4. Links úteis

11/10/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia