CorkTech Innovation - O plano de crescimento da Amorim Revestimentos

 

 

Rui Fernandes, responsável do “CorkTech Innovation”, sintetizou o projeto desenvolvido pela Amorim Revestimentos e falou do contributo do COMPETE 2020:

 

O Plano de crescimento da Amorim Revestimentos, S.A. assenta em dois grandes vetores de atuação estratégica. Por um lado, os produtos com tecnologia CorkTech, baseados na cortiça como matéria-prima base, o core business da empresa e, por outro lado, os produtos LVT, uma categoria em crescimento no mundo do flooring.

Ao combinar métodos tradicionais de produção com a mais recente tecnologia, a Amorim Revestimentos, S.A. desenvolve produtos distintos, elegantes, resistentes e confortáveis, utilizando materiais com características e benefícios ambientais únicos, estando na sua essência os argumentos da cortiça.

Segundo a perspetiva de inovação, a atuação da empresa prende-se com a apresentação no mercado, de forma recorrente, de soluções de pavimentos onde a cortiça atua como um elemento diferenciador e fonte de criação de vantagem competitiva sobre outras categorias de produtos, reforçando a sua posição de liderança no flooring.

Nessa sequência, com o contributo do COMPETE, foram identificados 3 campos de ação prioritários. Por um lado, a Amorim Revestimentos, S.A. desenvolveu uma nova gama de revestimentos LVT (Luxury Vinyl Tiles), com vantagens de ecoeficiência, flexibilidade e ao mesmo tempo com uma maior performance em termos de comportamento térmico e de isolamento, relativamente aos revestimentos tradicionais. O sucesso de vendas já é evidente, abrindo portas a uma nova geração de produtos sustentáveis. Mantendo a posição de liderança nos pavimentos de cortiça, com a aposta no centro de desenvolvimento e produção de novos visuais cortiça, a empresa capacitou-se para a combinação de diferentes formatos na cortiça tradicional, permitindo a elaboração de novos e distintivos visuais a assim apostar num novo segmento de mercado na área da prescrição. Por fim, a criação de um centro de inovação colaborativa e investigação aplicada permitiu a divulgação da cortiça e de todos os seus argumentos de sustentabilidade, criando na empresa um espaço nobre para receber milhares de visitantes. Pela positiva destacamos o enorme sucesso na realização de 2 eventos de arquitetos de renome à escala mundial.

 

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 5,3 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,4 milhões de euros.

19/09/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa