Já ouviu falar do novo método de análise de gorduras para o agroalimentar?

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto FAsT: Fast Fat Analysis consta de um método inovador de medição de gordura - para laticínios, produtos do mar e transformação de carnes - a partir da promoção de iniciativas de transferência de conhecimento junto de empresas do setor agroalimentar. Leia o testemunho de João Gonçalo Lourenço (Coordenador Geral) e Clarisse Araújo (Gestora da Qualidade) na AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade.
 
1.​ Testemunho | João Gonçalo Lourenço, Coordenador Geral e Clarisse Araújo, Gestora da Qualidade na AEMITEQ
 

O Projeto FAsT – Fast Fat Analysis, tem por base uma candidatura ao AVISO Nº 03/SIAC/2016,  Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).
 
O projeto FAsT começa com a identificação de mais de 30 métodos normalizados (AOAC e outros) para a determinação de gordura total em matrizes alimentares, e que envolviam maioritariamente técnicas de extração combinadas com gravimetria, utilizando grandes quantidades de solventes com tempos enormes de ensaio (6 a 24 horas por amostra). Assim, o principal objetivo do projeto foi a uniformização de todos os métodos num método único, amigo do ambiente (com pouco gasto e reutilização de solvente), e com baixo tempo de ensaio (12 amostras em 1.30h). Tudo isto somado representou um enorme avanço tecnológico nesta área analítica, para posteriormente se transferir para o setor agroalimentar ou laboratorial que necessite de fazer este tipo de controlo.
 
Desde o período de arranque do projeto, o financiamento do COMPETE 2020 permitiu o cumprimento dos objetivos do projeto no seu período de execução, apoiando trabalhos numa técnica inovadora, e gerando enorme avanço nesta área de conhecimento. Mas o projeto não se cingiu apenas ao seu período de execução, pois desde então já foi validada a metodologia para carnes, enchidos, produtos lácteos e derivados, molhos variados, azeitona, e mais recentemente em pescado em diferentes gamas de gordura., o que permitiu a publicação de dois artigos científicos, estando-se já a trabalhar num terceiro artigo. As referências dos artigos são as seguintes:
 
1. May 2018, Comparison of a New Total Fat Quantification Method in Cheese using Microwave Assisted Extraction (MAE) and Soxhlet, Brazilian Journal of Analytical Chemistry 4(17) 
 
2. Foods 2021, 10(10), 2364; https://doi.org/10.3390/foods10102364 
Total Fat Gravimetric Method Workflow in Portuguese Olives Using Closed-Vessel Microwave-Assisted Extraction (MAE)
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto FAsT – Fast Fat Analysis é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de cerca de 277 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 235 mil euros.
 
Vídeo demonstrador da metodologia analítica: FAsT
 
 

31/03/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia