Bio Bike Cargo: velocípedes elétricos para um transporte urbano mais eficiente

COMPETE 2020 alavanca investimento que visa fabricar velocípedes elétricos para o transporte urbano eficiente, equipados com dispositivos de segurança e caixa de carga, desenvolvidos especificamente para o uso de empresas de distribuição e entregas citadinas.
 
 
1. Síntese
 
Constituída em Março de 2018, a NR BIO BIKE tem por atividade principal a fabricação de velocípedes, bicicletas e triciclos equipados com motor elétrico auxiliar. O capital social da firma resulta de investimento direto estrangeiro, integralmente detido pela empresa NR Courier SL, com sede em Espanha, empresa de referência no sector logístico.
 
Numa aposta contínua no desenvolvimento de produtos conducentes a uma maior eficiência nos circuitos logísticos, a empresa-mãe (NR Courier) desenvolveu uma bicicleta de carga - Bio Bike Cargo - indo ao encontro das necessidades sentidas no sector da logística e da distribuição capilar.
 
Desenvolvido o conceito e a tecnologia do produto Bio Bike Cargo, a empresa analisou as possibilidades para a sua colocação no mercado, tendo decidido ser mais benéfico - do ponto de vista de rentabilidade, segurança e perpetuidade do investimento e negócio - evoluir para a produção própria. Foi, assim, tomada a decisão estratégica de constituição de empresa portuguesa, para a materialização do investimento na construção de unidade fabril, na cidade da Guarda.
 
Desde a sua constituição até ao presente, a empresa NR BIO BIKE tem desenvolvido os trabalhos de prospecção, estudos e projetos e constituição de equipa de gestão e consultores afetos ao projeto de investimento, sua materialização e responsabilização.
 
 
Em declarações ao COMPETE 2020, Sara Perez, gerente da NR BIO BIKE enfatiza que  “sem a ajuda do financiamento do COMPETE 2020, teria sido muito difícil concretizar este projeto”.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, o projeto “Bio Bike Cargo - Bicicletas elétricas de distribuição” envolveu um investimento elegível de 3,3 milhões de euros e um incentivo FEDER de 2,3 milhões de euros.
 
 
3. Sobre o projeto “Bio Bike Cargo - Bicicletas elétricas de distribuição”
 
A mobilidade urbana interage de forma intensa com a qualidade de vida nas cidades, que enfrentam importantes desafios, sendo a mobilidade um dos principais, pressionado pelo crescimento e urbanização da população e pelas alterações climáticas.
 
No domínio da mobilidade, preparam respostas integradas visando maior eficácia a custos mais baixos, apoiadas em Planos de Acção para a Mobilidade Urbana Sustentada, envolvendo soluções que incluem o transporte público combinado com modos suaves, bicicletas elétricas, automóveis eléctricos e outros serviços de mobilidade, TIC, serviços de transporte multimodal. O transporte citadino é uma preocupação crescente em todo o mundo, em especial nas cidades mais populosas. Atualmente, o transporte sustentável é uma prioridade, está na moda e, a curto médio prazo, será uma obrigatoriedade. 
 
Neste contexto, surge a ideia de produzir velocípedes elétricos específicos para o transporte urbano eficiente e sustentável, desenvolvidos para o uso profissional por empresas de distribuição, melhorando continuamente o seu desempenho, indo ao encontro das preferências e necessidades dos clientes, mantendo uma atitude responsável na preservação do meio ambiente. 
 
A nível do produto, as bicicletas elétricas Bio Bike Cargo - idealizadas, desenvolvidas e produzidas como meio de transporte urbano eficiente e amigo do ambiente - serão equipadas com dispositivos de segurança e caixa de carga, para dar resposta às necessidades de empresas de distribuição e entregas citadinas e contribuir, positivamente, para uma mobilidade sustentável e a redução da emissão de gases com efeito estufa.

07/09/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa