Apurados os vencedores da Final Nacional do Concurso "F1 in Schools"

Nos dias 24 e 25 de Maio, os finalistas desta competição reuniram-se no Europarque, em Santa Maria da Feira, para disputar o 1.º lugar. 

A maior prova STEM (Science, Technology, Engineering, Maths), à escala mundial, desafia os participantes a projetar e fabricar carros de Fórmula 1, em miniatura, competindo entre si pela vitória numa corrida em pista de 20 metros que pode atingir os 80 quilómetros por hora.

A aerodinâmica, o design, a prototipagem, o trabalho de equipa, o tempo de reação do piloto, o planeamento e a apresentação oral foram algumas das valências avaliadas na Final Nacional do F1 In Schools.

Paula Lobo de Ascenção - Coordenadora de Comunicação do COMPETE 2020 - integrou o júri de avaliação, na categoria “Apresentação Verbal”.

Parabéns aos vencedores e a todas as equipas que participaram na Final Nacional do F1 in Schools 2023! Eis as equipas vencedoras:

  1. Nexteam-k Racing
  2. Gama Racing
  3. Alpha Scorpii 

O concurso F1 In Schools está integrado no projeto Pense Indústria i4.0, desenvolvido pelos sete Centros Tecnológicos de Portugal e cofinanciado pelo COMPETE 2020.

 

O Projeto Pense Indústria i4.0

O projeto Pense Indústria i4.0 visa contribuir para a valorização dos jovens, enquanto agentes de mudança e progresso, e para a competitividade da indústria através da atração e captação de novos talentos.

No âmbito do projeto estão pensadas as seguintes atividades dirigidas aos jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário: Sessões de Sensibilização com Demonstração de Tecnologias Industriais i4.0, e outros; Laboratório de Tecnologias i4.0 e Visitas de Imersão a Empresas e Centros Demonstradores i4.0; Concursos de Ferramentas Digitais i4.0 e empreendedorismo: F1inschools; e Concurso Nacional “Isto é uma ideia IoT”.

Este projeto aproveita as redes de colaboração e parcerias que os Centros Tecnológicos têm estabelecido ao longo dos anos, para envolver na implementação do projeto atores relevantes, dos quais se destacam as empresas, as universidades e politécnicos, as escolas, os municípios e diversos membros da comunidade educativa.

Em suma, o projeto Pense Indústria i4.0 pretende sensibilizar os jovens para os desafios da Indústria e demonstrar o interesse de cursos e profissões relacionados com a mesma. Deste modo atua na prevenção da escassez de Recursos Humanos qualificados e motivados para trabalhar na indústria. Por outro lado, o projeto proporciona a capacitação dos jovens e desenvolvimento de skills muito relevantes para o emprego e para a competitividade das empresas.

Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 3 milhões de euros o que resultou num incentivo FSE de cerca de 2,6 milhões de euros.

29/05/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia