Efacec aposta em soluções inovadoras para o carregamento de veículos elétricos

É esse o principal objetivo do projeto EVolution, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e alinhado com os domínios prioritários da Estratégia de I&I para uma Especialização Inteligente, contribuindo, assim, para uma economia mais competitiva, sustentável, criativa e internacionalizada.

 

Síntese

O projeto EVolution visa desenvolver inovadoras soluções de carregamento de veículos elétricos, nomeadamente em quatro áreas principais: 

  1. Carga rápida com armazenamento de energia (o que permite otimizar a potência da instalação uma vez que este tipo de carga caracteriza-se por um consumo de pico elevado e um consumo médio bastante inferior).
  2. Na carga sem contacto (Wireless EV charge ou WEVC). 
  3. Na carga super-rápida a potência elevada até 500 kW e a tensão elevada até 920 V. 
  4. Em soluções avançadas de controlo do processo de carregamento, dando sequência ao projeto EFAiCHARGE.

Assim, propõe-se desenvolver avanços significativos no carregamento de veículos elétricos, endereçando vários aspetos que promovam a adoção deste meio de transporte, como: 

> a disponibilidade de rede elétrica e condição da respetiva infraestrutura;  > os custos associados, que pode ser um constrangimento à produção em massa; 

> a utilização das tecnologias WEVC e carga super-rápida, como fator potenciador da comodidade de carregamento e conforto em utilizações particulares e outras, facilitando a gestão de frotas (transportes públicos por exemplo); 

> a gestão inteligente do impacto da mobilidade elétrica na rede elétrica, vulgarmente chamada Smart Charging. 

Estes avanços contribuirão, por um lado, para uma melhor e maior adoção pela mobilidade elétrica, com as conhecidas implicações económicas e ambientais, por outro, contribuirão para a criação de soluções tecnologicamente avançadas ao nível do mercado internacional, cooperando para o sucesso na internacionalização e geração de trabalho qualificado.

 

Estratégia de I&I para uma Especialização Inteligente

Este projeto insere-se em diversos domínios prioritários da estratégia de I&I para uma especialização inteligente, nomeadamente "Energia", "Automóvel, aeronáutica e espaço", e "Transportes, mobilidade e logística". 

O setor da energia destaca-se pelo impacto significativo e papel que desempenha em todos os outros setores, no desenvolvimento sustentável, e nos desafios societais identificados no âmbito do Horizonte 2020. Assim, o projeto dá resposta a diversas áreas de atuação dentro do domínio prioritário "Energia", nomeadamente "Cidades inteligentes", "Eficiência energética e utilização final de energia", "otimização do transporte e armazenamento de energia" e ainda "Transportes eficientes". 

O projeto EVolution propõe-se apresentar soluções de gestão de carregamento do veículo elétrico, contribuindo para uma melhor gestão de energia, mais racional, ecológica e eficiente que permitirá uma diminuição da utilização de combustíveis fósseis, e consequente diminuição da pegada carbónica, fomentado a mobilidade elétrica e as cidades inteligentes. 

Quanto ao domínio prioritário "Automóvel, aeronáutica e espaço", este projeto contribui claramente para o desenvolvimento da área de atuação "Automóvel verde", uma vez que é objetivo do promotor implementar no mercado inovadoras soluções de carregamento do veículo elétrico, que o tornarão um meio de mobilidade mais atrativo, contribuindo de forma muito significativa para a sua disseminação.

O projeto contribui ainda para o domínio prioritário "Transportes, mobilidade e logística", nomeadamente na área de atuação "Transportes seguros e sustentáveis", uma vez que irá contribuir para o melhoramento substancial das soluções atuais de carregamento dos veículos elétricos, cooperando na expansão de "veículos limpos e silenciosos" e diminuição de impactos ambientais. 

Assim, o projeto EVolution está perfeitamente alinhado com os domínios prioritários da estratégia de I&I assinalados supra e vai ao encontro dos objetivos desenhados para o Portugal 2020, contribuindo para uma economia mais competitiva, sustentável, criativa e internacionalizada, nomeadamente através: 

> da promoção do potencial da base de conhecimentos científicos e tecnológicos;  > da aposta em bens e serviços transacionáveis e com valor acrescentado; > do fomento do empreendedorismo, promovendo a criação do emprego e a qualificação de recursos humanos;  > da transição para uma economia de baixo teor de carbono.

 

Apoio do COMPETE 2020

> Sistema de Incentivos

O projeto EVolution é cofinanciado pelo COMPETE 2020 (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização) no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e contou com um investimento elegível de 2,2 milhões de euros e um incentivo FEDER de 1,064 milhões de euros.

> Testemunho do Promotor

Para Vítor Ferreira, da empresa promotora, “o apoio do programa COMPETE 2020 está a permitir à Efacec Electric Mobility testar soluções inovadoras e avançadas para carga de VE’s, fazendo com que a empresa continue a posicionar-se no mercado internacional, como um dos principais players nesta área.”

 

Links úteis

Efacec 

>    Websites | www.electricmobility.efacec.com/ | http://www.efacec.pt/

>    Linkedin | https://www.linkedin.com/company/efacec?trk=company_logo

>    Youtube | https://www.youtube.com/channel/UCmUkNQAkZNAOvIB-yPfa2EQ

 

14/03/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
FEEI