Casa das Fidalgas: Hotel de cinco estrelas em Santar

 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, esta unidade hoteleira irá proporcionar uma experiência de alojamento de 5** e posicionar Santar como um destino exclusivo de turismo, focado no wellness.
 
Pretende-se dotar de serviços de saúde preventiva, de medicina integrativa, recorrendo a técnicas, equipamentos e profissionais com nível e experiência internacional neste tipo de unidade de turismo de saúde”, refere Pedro Mendes Leal, CEO.
 
O projecto Casa das Fidalgas oferecerá um serviço de alojamento de luxo, equivalente ao serviço de um Hotel Boutique, com uma abordagem inovadora no seu segmento, destinado ao alojamento turístico num edifício solar da nobreza rural da região, com ligação simbólica e temática à história de Portugal.
 
 
1. Síntese
 
O projecto da Casa das Fidalgas insere-se na tipologia de criação de um novo estabelecimento pela criação de uma nova unidade de alojamento, única em Santar (Viseu) e inovadora no conceito a nível nacional. A criação desta Casa de Campo envolverá a realização de obras no edifício, construção de piscina e arranjos paisagísticos, aquisição de equipamentos hoteleiros para cozinha, mobiliário para quartos e zonas comuns, investimento na contratação e formação de recursos humanos, promoção intensiva da Casa das Fidalgas, entre outros. 
 
A Casa de Campo Boutique Casa das Fidalgas proporcionará um serviço de alojamento e de excelência, complementado por diversas experiências a desenvolver na propriedade e também na região envolvente. Trata-se de um projecto totalmente inovador na Região, que será desenvolvido por promotores altamente experientes no sector do turismo de luxo em Portugal.
 
A Casa das Fidalgas actuará num segmento de clientes de segmento alto e médio/alto, a quem será oferecido um serviço de luxo, por uma equipa de colaboradores altamente qualificados e especializados, no ambiente de uma Casa Real da Família Portuguesa.
 
 
2. Testemunho de Pedro Mendes Leal, CEO
 

Pedro Mendes Leal, CEO

O projecto da Casa das Fidalgas em Santar, o Hotel Valverde Santar, está na sua fase final de realização apesar dos atrasos causados pela crise pandémica e mais recentemente pela crise das cadeias de aprovisionamento que estamos a viver.

O programa COMPETE 2020 foi determinante para a decisão de avançar para o projecto de reabilitação e adaptação do palácio Casa das Fidalgas para uma unidade hoteleira. 

 

Hoje, olhando para os largos meses de trabalho, em conjunto com a equipe de trabalho COMPETE 2020, reconhecemos e agradecemos o Vosso incondicional apoio e a notável profundidade das Vossas análises e o Vosso muito grande profissionalismo em todas as interações no acompanhamento do projecto e das múltiplas alterações e adaptações que o tempo e a visão estratégica foi impondo. 

O Boutique Hotel Valverde Santar irá operar com a qualificação de 5 estrelas, pretendendo que venha a oferecer um serviço aos clientes ao nível do Valverde Lisboa, vencedor nos dois últimos anos do reconhecimento pela World Travel Awards como o melhor “Boutique Hotel de Luxo da Europa”.

Para além de um serviço de excelência, pretendemos dotar o Hotel Valverde Santar de serviços de saúde preventiva, de medicina integrativa, por forma a oferecer aos clientes programas de prevenção e melhoria do seu estado geral de saúde pessoal, recorrendo a técnicas, equipamentos e profissionais com nível e experiência internacional neste tipo de unidade de turismo de saúde.
 
O desafio é muito grande pela sua inovação, especialização e complexidade e iremos necessitar do apoio de todos os nossos interlocutores, nomeadamente do Turismo de Portugal para a sua divulgação.
 
Estamos, nós promotores, conscientes que o sucesso dependerá em exclusivo da nossa capacidade em entregar o produto a que nos propusemos em termos de seriedade, profissionalismo e atenção ao cliente em todas as suas vertentes, muito em especial na qualidade dos tratamentos personalizados por forma a serem obtidos resultados efectivos para a saúde dos nossos clientes.
 
A ajuda da equipe COMPETE 2020 tem sido e continua a ser um dos factores mais importantes neste arrojado e inovador projecto empresarial. A toda a equipe fica aqui o testemunho do nosso reconhecimento e agradecimento.

 

3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto “Casa das Fidalgas” conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial, envolvendo um investimento elegível de 3 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,9 milhões de euros.
 
 
4. Curiosidade | Jardim 
Situada junto à Casa dos Condes de Santar e Magalhães, a Casa das Fidalgas é uma propriedade datada do século XVII cercada por muros numa área de cerca de 30 hectares cujo o acesso é feito por uma imponente fonte barroca datada de 1789, conhecida como fonte da Torre.
 
 
Aqui o visitante encontra um grande terreiro, que liga a uma enorme alameda com exemplares notáveis de carvalhos americanos, liquidâmbares, castanheiros da índia, cedros, freixos, falsos plátanos e oliveiras. Seguindo para o lado esquerdo do portão, o terreiro conduz ainda o visitante, à zona de jardins, hortas e pomares, desenvolvida lateralmente à casa principal, em terreno de suave declive, com arruamentos de buxo talhado, as chamadas carreiras, a ladear os campos destinados a hortas e pomar. O jardim desenvolve-se em patamares, com acessos por escadas nos muros, marcado por grande arruamento, coberto parcialmente por pérgula de roseiras, que passa junto a dois grandes tanques, cuja água desce por gravidade.
 
 
5. Links
 

21/07/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia