Projeto Fun2Cork ganhou primeiro prémio nos Nanotech Awards

Em entrevista ao COMPETE 2020, Albertino Oliveira, Diretor de Marketing da Sedacor exalta os resultados alcançados no âmbito deste projeto e o papel decisivo do financiamento dos fundos comunitários.

 

Fun2Cork: Desenvolvimento de revestimentos e tecidos de cortiça

1.Entrevista 

1.1 Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto Fun2Cork?

 

 

Os principais desafios com que deparamos foram:

>  encontrar soluções para melhorar a resistência dos materiais, nomeadamente ao fogo e à luz, face à performance superior já conseguida nestas áreas pela Sedacor 

> o desenvolvimento de uma solução inovadora e integrada de iluminação eletroluminescente nos nossos revestimentos de cortiça. 

1.2 De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?

 

 

Destacaria a solução integrada de iluminação eletroluminescente, que permite uma nova utilização da cortiça, num modo alternativo de iluminar espaços, aplicada nos próprios revestimentos decorativos, como paredes ou painéis diversos de decoração e outros, permitindo aos utilizadores usufruir de iluminação de forma mais integrada no ambiente e com suportes não intrusivos.

1. 3 Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa?

 

 

O COMPETE 2020 tem contribuído fortemente para o desenvolvimento e modernização da nossa Organização e a concretização da nossa estratégia de diferenciação, nomeadamente através do apoio a projetos de Inovação de produtos, processos e mercados para as mais diversas aplicações, sem o qual seria muito mais difícil concretizar, reduzindo o risco do investimento e aumentando a sustentabilidade da empresa e do setor onde se insere, em que Portugal é líder mundial.

Tratando-se de uma média empresa de origem familiar e portuguesa que pretende abranger o mercado mundial, apostando numa gama diversificada de produtos em cortiça e na economia circular, o investimento é muito elevado e contínuo. O suporte do COMPETE tem sido fundamental para sua melhoria competitiva e diminuição do risco em novos produtos e novos mercados, melhoria do Know-how e de alavancagens diversas: como através de parcerias com entidades do sistema Científico e Tecnológico nacionais ou empresas oriundas de outros setores industriais. Um apoio decisivo para aumentarmos o investimento e o peso das exportações para Portugal, nomeadamente com produtos em cortiça de crescente valor acrescentado, contribuindo fortemente para o desenvolvimento a longo prazo do nosso País.

 

 

Perfil de Albertino Oliveira, Diretor de Marketing 

  • Mestre em Gestão de Empresas. Licenciado em Marketing   
  • Ao longo da sua atividade profissional, tem desempenhado funções de Gestão, Marketing e Vendas em áreas de negócio diversas como cortiça, Madeira, produtos lácteos, ou entretenimento, em empresas de referência nos respetivos sectores: Corticeira Amorim, Proleite/Lactogal, Vicaima Indústria e Ecofilmes.
  • Também formador em Marketing e Vendas no ensino superior e profissional. 

 

 

2. Apoio do COMPETE 2020

O projeto “Fun2Cork - Desenvolvimento de Revestimentos e Tecidos Multifuncionais de Cortiça” contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 269 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 189 mil euros.  

 

3. Links úteis

Artigo | Fun2Cork: Desenvolvimento de revestimentos e tecidos de cortiça 

Sedacor - Sociedade Exportadora de Artigos de Cortiça, LDA

Website 

Facebook  

 

19/09/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia