Integrador HS.HELIOS para a comunicação e portabilidade de dados na Saúde

Em declarações ao COMPETE 2020, Isabel Alexandra Cruz, da HealthySystems (HLTSYS) sintetiza o projeto supra que visa implementar e evoluir a solução HS.HELIOS em contexto real de utilização em instituições prestadoras de cuidados de saúde, tendo em vista garantir um melhor alinhamento com o RGPD.

 
 
1. Síntese
 
“O projeto Integrador HS.HELIOS para a comunicação e portabilidade de dados na Saúde vai permitir à HealthySystems (HLTSYS) evoluir o integrador HS.HELIOS para uma nova versão, reforçando o seu alinhamento com o Regulamento Geral de Proteção de Dados».
 
 
«O enquadramento desta evolução num projeto demonstrador em co-promoção vai permitir à HLTSYS validar a nova versão do Integrador HS.HELIOS em contexto real de utilização em duas instituições de saúde distintas: o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E.P.E. e o Centro Hospitalar Tondela- Viseu, E.P.E., permitindo incorporar nesta solução tecnológica o feedback dos utilizadores finais, moldando-a às suas necessidades efetivas».  

 

«O envolvimento do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) permitirá aferir o retorno de investimento para uma instituição de saúde com a adoção do Integrador HS.HELIOS, tendo por base uma análise do impacto da sua implementação ao nível da redução dos tempos associados à prestação de cuidados de saúde e da redução de erros na transmissão de mensagens entre sistemas de informação clínicos, com evidenciação dos benefícios gerados para as instituições de saúde». 

«O projeto liderado pela HLTSYS permitirá disponibilizar às instituições de saúde um integrador ainda mais robusto e completo, que lhes permita colmatar as dificuldades decorrentes da falta de interoperabilidade entre os sistemas existentes e da dependência de fornecedores externos, apoiando-as na demonstração do cumprimento das obrigações legais decorrentes do novo RGDP, nomeadamente ao nível da rastreabilidade da informação dentro da instituição e no seu relacionamento com instituições externas».

 

2. Apoio do COMPETE 2020
 
Promovido pela HealthySystems (HLTSYS), o projeto Demonstrador HS.HELIOS conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 191 mil euros, a que corresponde um incentivo FEDER de 138 mil euros.  
 
 
3. Links
 
 
  • HealthySystems
 
  • Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) 

 

19/12/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia