Amorim Cork Insulation cria sistema de arrefecimento passivo dos edifícios inovador

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto EvaporCork visou o desenvolvimento de um sistema de arrefecimento passivo, capaz de promover o arrefecimento de fachadas de edifícios revestidas com aglomerado de cortiça expandida (ICB) e mitigar o fenómeno da ilha de calor em cidades de países quentes e secos.

1. Síntese

Desenvolver um novo sistema de arrefecimento passivo de fachadas revestidas com aglomerado de cortiça expandida (ICB), capaz de promover o arrefecimento de edifícios e mitigar o fenómeno da ilha de calor urbano é o principal objetivo do projeto EvaporCork, cofinanciado pelo COMPETE 2020.

Este sistema permitirá, ainda, mitigar o fenómeno da ilha de calor em cidades de países quentes e secos, alargando a oferta de oportunidades de valorização de revestimentos em ICB. O projeto está a ser desenvolvido em co-promoção pelas seguintes empresas e entidades do sistema científico: Amorim Cork Insulation (Promotor líder) e Itecons.

 

2. Entrevista | Carlos Manuel, CEO da Amorim Cork Insulation

 

Carlos Manuel | CEO da Amorim Cork Insulation

 

2.1 Como nasceu o projeto EvaporCork? Quais foram as principais motivações?

 
A expansão e a consequente alteração da morfologia dos centros urbanos têm vindo tornar estas áreas cada vez mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas. Por outro lado, também os elevados consumos energéticos associados aos edifícios representam uma preocupação cada vez maior. Neste contexto, reconheceu-se ser importante investir na procura de soluções que pudessem contribuir para mitigar alguns dos efeitos destes problemas. Conscientes do potencial do aglomerado de cortiça expandida, como um material de isolamento natural e com capacidade de absorção de água, trabalhámos no desenvolvimento de uma solução evaporativa à base de aglomerado de cortiça expandida que pudesse revestir as fachadas dos edifícios. Pretendeu-se que esta solução permitisse, por um lado, reduzir as temperaturas superficiais, e com isso o consumo energético associado ao arrefecimento dos edifícios, e, por outro, as temperaturas do ar envolvente mitigando o conhecido efeito da ilha de calor urbana. 
 
 
2.2 Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?
 
Durante o desenvolvimento do projeto foram vários os desafios que fomos encontrando, relacionados, nomeadamente, com o design, a adaptação de métodos de fabrico, a seleção de sistemas de irrigação e a determinação da quantidade de água a introduzir no sistema. Foi para o consórcio uma preocupação constante no desenvolvimento destas soluções a otimização de recursos. Desta forma, as placas de aglomerado de cortiça expandida foram trabalhadas de forma a evitar, o mais possível, os desperdícios de material, a potenciar a absorção de água e o efeito evaporativo. Para além destes aspetos, foi também dada especial atenção à água excesso drenada pelo sistema, e, para isso, foi introduzida a determinada altura a possibilidade de se integrar no sistema vegetação de pequeno porte que pudesse fazer uso dessa água em excesso contribuindo para potenciar o efeito evaporativo da solução. 
 
 
2.3 O que considera ser o elemento diferenciador no projeto EvaporCork? 
 
Um dos elementos diferenciadores do projeto Evaporcork está relacionado com o facto de este se ter baseado no desenvolvimento de uma solução de arrefecimento passiva à base um material de isolamento natural, o aglomerado de cortiça expandida, tirando proveito da capacidade de absorção de água do mesmo. Adicionalmente, outro aspeto diferenciador do projeto foi permitir a manutenção de vegetação de pequeno porte com vista ao aproveitamento da água drenada em excesso permitindo, por um lado, potenciar o efeito evaporativo da solução e, por outro, a criação de um aspeto visual diferente e apelativo. 
 
 
2.4 De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?
 
Dos resultados alcançados, destaca-se naturalmente a capacidade da solução em reduzir as temperaturas superficiais das fachadas dos edifícios onde está instalada e a redução das temperaturas do ar envolvente. Com a implementação das soluções desenvolvidas espera-se contribuir para a redução do consumo energético associado à climatização dos edifícios e do efeito da ilha de calor urbana contribuindo para adaptar os edifícios e os centros urbanos para nova realidade climática. 

 

2.5 Qual tem sido o contributo do COMPETE 2020 para o desenvolvimento deste projeto?
 
Sem o contributo do COMPETE 2020 não teria sido possível a realização do projeto Evaporcork, em consórcio entre a Amorim Cork Insulation, SA e o Itecons.
O  incentivo concedido á execução deste projeto reforça a imagem da cortiça expandida, permitindo a implementação de soluções técnicas sustentáveis e inovadoras,
contribuindo para adaptação de edifícios urbanos para a nova realidade climática. 
 
Incentivos como este, são fundamentais para empresas que pretendem desenvolver projetos inovadores e diferenciadores, permitindo novas aplicações e adicionar
valorização de materiais….como a cortiça genuinamente Portuguesa.
 

3. Apoio do COMPETE 2020 

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), na vertente em co-promoção, o projeto EvaporCork envolveu um investimento elegível de cerca de 483 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 297 mil euros.

 

4. Links

Artigo “Amorim Isolamentos inova no arrefecimento evaporativo passivo de fachadas”, 18.07.2019, website do COMPETE 2020  

>Projeto EvaporCork | Website 

Amorim Cork Insulation | Website  

ITeCons | Website 

05/05/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia