Capacidades avançadas de extração e acabamento | Armazém Logístico Digital | Ferramentas de Diferenciação e Comercialização

Enquadramento

Este projeto de inovação produtiva surge da aposta da Dell'erba pela extensão do seu mercado através da diferenciação pelo alto valor dos produtos, nomeadamente pelo aumento da gama de produtos finais, pelos serviços de apoio inovadores, bem como pela utilização de novos canais de distribuição. Dada a pretensão em alargar o seu merc++ado em regiões caracterizadas pelo alto valor dos produtos em pedra que adquirem, como é o caso da América do Norte e do Médio Oriente, torna-se essencial apropriar-se da vantagem competitiva decorrente da fabricação e comercialização de produtos de maior valor acrescentado e da prestação de serviço de apoio ao cliente à compra e aplicação dos seus produtos em pedra.

O Projeto

Este projeto resulta da convergência entre a tradição e a modernidade. A indústria das rochas ornamentais é uma das mais antigas atividades económicas nacionais. No entanto, mesmo com a tradição associada à extração e transformação da pedra, não pode ser descurada a evolução a que se assiste em termos tecnológicos, em particular ao nível das Tecnologias da Informação e Comunicação. Fazendo uso da extensa variedade e exclusividade de pedra natural em Portugal, a modernização tecnológica permitirá a obtenção de uma posição de destaque no cenário mundial e um forte contributo para a criação de riqueza e sustentabilidade do setor.

Para isso, além da utilização de equipamentos produtivos cada vez mais dotados de alta tecnologia, proporciona-se a aplicação de ferramentas digitais à comercialização de artigos em pedra. É neste contexto que surge a aposta na criação de um armazém de consolidação digital. A constituição deste armazém de consolidação de produto final consubstanciar-se-á na criação de uma plataforma do tipo e-commerce e na criação de serviço de apoio à compra e montagem de produtos em pedra. Este tipo de canal permite a transação de bens e serviços eletronicamente e online, sem barreiras de tempo ou distância, expandindo-se rapidamente nos últimos anos.

No entanto, a Dell'erba pretende fazer muito mais que vender pedras online. Da conscientização do descontentamento por parte dos clientes de rochas ornamentais pela diferença entre a amostra e o produto adquirido e posteriormente aplicado em pavimentos e fachadas, numa lógica de marketing One to One, a Dell'erba alimentará o seu armazém virtual com fotos reais das pedras, garantindo que a rocha escolhida é a mesma que o cliente irá receber. Recorrerá para isso a scanners apropriados, digitalizando e catalogando cada artigo por tipo, lote, bloco original de extração e grau de relação com lotes existentes. Sendo o sentido estético um dos pontos fundamentais na seleção da pedra pelo cliente e apostando a Dell'erba no segmento de mercado da alta exigência, constituir-se-á ainda um serviço de apoio à compra e aplicação de pedra.

Ao mesmo nível, torna-se ainda fundamental a integração de uma plataforma do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) que permita a gestão de referências, nomeadamente ao nível do armazenamento. Esta importância é reforçada pela criação de um novo estabelecimento. Dada a localização descentralizada do atual estabelecimento da Dell'erba, pretende-se criar um novo espaço na região centro que permita uma posição geográfica mais benéfica ao nível da logística, essencial à flexibilidade em termos de prazos de entrega necessária.

Assim, o projeto executar-se-á em dois estabelecimentos distintos da Dell'erba. O primeiro destes consiste nas instalações produtivas atuais situadas em Vila Viçosa, onde são realizadas atividades de "core business". Neste, a estrutura de produção existente apresenta lacunas a nível tecnológico, revelando assim notórias dificuldades em alcançar a produtividade necessária. Posto isto, o impacto ao nível deste estabelecimento prende-se com o aumento da produção pelo elevar tecnológico do parque de máquinas, e consequente redução do lead time, consumo energético e aproveitamento da matéria-prima preconizados. Em paralelo, encontra-se prevista a criação de um novo estabelecimento, localizado no distrito de Leiria.


Testemunho de Saverio Dell'Erba, Gerente da Empresa

 

“Tratando-se de uma empresa relativamente recente, o apoio ao investimento cofinanciado do COMPETE 2020 tornou-se o instrumento alavancador ao desenvolvimento deste projecto.

A industria ornamental actua num mercado global e em constante mutação, pelo que é essencial maximizar a capacidade de extracção e transformação assim como gerar diferenciação na comercialização do produto transformado.

Naturalmente que a concretização deste projecto num horizonte temporal de curto prazo só foi possível com o apoio do COMPETE 2020".


Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 2milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,5 milhões de euros.

 

03/05/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa