Bolsa de Investigação para Mestre | PORLANTSURF

A Faculdade de Ciências do Departamento de Química, da Universidade da Beira Interior abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto PORLANTSURF: Filmes superhidrofóbicos inspirados na superfície de folhas e pétalas de plantas do Norte de Portugal, co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE 2020.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 12 de outubro de 2020 até às 24:00 do dia 30 de outubro de 2020.

Requisitos de admissão

Ser titular do grau de mestre em Ciência e Engenharia de Materiais, Química, Bioquímica ou áreas afins.

- Ser estudante inscrito num ciclo de estudos conducente ao grau de doutor ou inscrito num curso não conferente de grau académico;

-  Fluência oral e escrita na língua inglesa e portuguesa.

Requisitos preferenciais:

- Experiência comprovada em investigação científica relevante para o projeto.

- Competência científica (síntese de materiais híbridos orgânicos/inorgânicos pelo processo sol-gel e/ou de biopolímeros, conhecimento de técnicas de caracterização de materiais, pesquisa bibliográfica e escrita científica).

-  Bom relacionamento interpessoal, capacidade de comunicação, espírito de equipa, atuação pró-ativa e disponibilidade imediata (a mencionar na carta de motivação).

Plano de trabalhosO presente trabalho tem como objetivo numa primeira fase o estudo da estrutura hierárquica e da molhabilidade das faces de folhas e pétalas das plantas selecionadas, seguida da triagem das amostras com efeito(s) superhidrofóbico(s) mais importante(s). Numa seguinte fase realizar-se-á a síntese de filmes, através de ”solvent-casting” ou “spin-coating”, de filmes hidrofóbicos híbridos orgânicos-inorgânicos ou filmes de biopolímeros. Por último, produzir-se-ão réplicas sintéticas das folhas e pétalas das plantas mais superhidrófobicas através da impressão, via moldagem, da rugosidade superficial destas em filmes híbridos ou filmes de biopolímeros optimizados.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Departamento de Química e no Centro de Óptica da Universidade da Beira Interior.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 8 meses, sujeita a um período probatório de 3 meses, com início previsto em novembro de 2020. A atividade decorrerá em regime de dedicação exclusiva, conforme o RGIUBI. O contrato de bolsa poderá ser renovado por um período de 1 mês.

 

12/10/2020 , Por COMPETE 2020