AECOA promove debate sobre os desígnios da economia verde na indústria alimentar | 29 de novembro

A 29 de novembro, o projeto ‘Qualify.teca’ dá o ‘pontapé de saída’ para mais uma componente da sua missão de promover, enquanto cluster de peso na economia portuguesa, o aglomerado de empresas dos ‘Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar’.

Falamos da sensibilização desta fileira empresarial para a inserção na economia circular, introdução de práticas inovadoras de eficiência energética e descarbonização da economia.

Para isso, a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) convidou docentes e investigadores da Universidade de Aveiro (UA), do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e da Cleanwatts de Coimbra para lançarem uma primeira abordagem à temática, num workshop demonstrador tecnológico, que decorrerá nesse dia, a partir das 15h00, no mezzanine da cerveja artesanal Vadia, em Ossela, Oliveira de Azeméis.

Esta primeira sessão será orientada para abordagens concetuais da também denominada economia verde e da sustentabilidade nas suas diversas vertentes, nomeadamente económica, bem como para a apresentação de ferramentas que permitam às empresas destes três setores industriais (máquinas e equipamentos, reservatórios e ingredientes) e do setor dos serviços especializados de alta intensidade tecnológica para a indústria alimentar melhorarem o seu desempenho. Esta jornada de trabalho engloba, ainda, um painel que contará com representantes de empresas da região, moderado por um especialista na área do empreendedorismo e inovação.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas online.

22/11/2021 , Por COMPETE 2020