Conferência sobre os Oceanos em Lisboa | 27 de junho a 1 de julho de 2022

As Nações Unidas, com o apoio dos Governos de Portugal e do Quénia, vão acolher a Conferência dos Oceanos da ONU em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho de 2022.

A conferência pretende contribuir para a implementação do objetivo de desenvolvimento sustentável 14 «Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável». Recorde-se que este objetivo faz parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, estabelecidos pelas Nações Unidas, em 2015.

Os oceanos desempenham um papel crítico e vital na proteção da saúde do nosso planeta. Fornecem oxigénio e alimentos, controlam o clima, absorvem o excesso de emissões de carbono e ajudam a mitigar os impactos das alterações climáticas. A Conferência procurará impulsionar as muito necessárias soluções inovadoras baseadas na ciência, destinadas a iniciar um novo capítulo na ação global pelos oceanos.

Clique na Imagem e assista ao video da Conferência “Salvar o Oceano, Proteger o Futuro”

 

Sob o mote “Salvar o Oceano, Proteger o Futuro”, esta Conferência representa um apelo à ação pelos oceanos, procurando incentivar líderes e decisores dos 193 países da ONU a mobilizar parcerias e aumentar o investimento em abordagens científicas e inovadoras que contribuam para reverter o declínio da saúde dos oceanos.

A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas é coorganizada pelos governos de Portugal e do Quénia. Além de um programa oficial, contará com vários eventos paralelos (a acontecer em vários locais), para que cidadãos possam colaborar na ação urgente de “Proteger a Vida Marinha” (ODS 14).

O vídeo promocional da Conferência foi lançado a 8 de março de 2022, precisamente a 111 dias do início desta Conferência que pretende marcar um novo capítulo na ação global pelos oceanos.

 

+ Informações

Documentação, programa, eventos, recursos, questões frequentes, entre outras - encontra no sítio oficial https://www.un.org/en/conferences/ocean2022

 

Fonte: Eurocid e Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC)

 

 

27/06/2022 , Por COMPETE 2020