Bolsa de Investigação para Licenciado | Investigação das causas moleculares de casos severos de Microcefalia

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para realização de atividades de I&D a realizar por estudantes de mestrado, mestrado integrado ou por licenciados e mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico (BI),  no âmbito do Projeto POCI-01-0145-FEDER-029471 financiado pelo FEDER –Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 no Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização (POCI), Portugal 2020 e pela FCT, através de fundos do MCTES.

Período de candidatura: A receção de candidaturas decorre de 17 a 28 de Agosto.

Requisitos de admissãoLicenciatura em Biologia, Biologia Celular e Molecular, Ciências Biomédicas, Bioengenharia, Bioinformatica ou área científica afim, com média igual ou superior a 14 valores. Experiência prévia em microscopia, técnicas de biologia molecular e culturas celulares será muito valorizada. Experiência de trabalho com cílios, dyneins e/ou C. elegans também será valorizada. Serão considerados atributos essenciais o domínio da língua inglesa, falado e escrito, bem como a experiencia pratica laboratorial, e provas de boas relações interpessoais no contexto de uma equipa de investigação multidisciplinar.

Plano de trabalhosA microcefalia é uma condição neurológica devastadora, geralmente caracterizada por uma redução severa no tamanho do cérebro, que ocorre como consequência de defeitos na produção de neurónios. Durante o desenvolvimento do córtex cerebral, a maioria dos neurónios são gerados por células estaminais neurais embrionárias chamadas progenitores da glia radial (RGPs). No início de cada ciclo celular, os RGPs formam um organelo sensorial conhecido como o cílio primário. Esta estrutura participa em várias vias de sinalização em muitos tipos de células. No entanto, muito pouco se sabe sobre a função do cílio primário em RGPs.

Em casos severos de microcefalia, tais como os associados a mutações no gene NDE1, ocorrem vários bloqueios do ciclo celular, incluindo em G1 devido a defeitos na reabsorção do cílio primário. Este bloqueio em G1 é prontamente corrigido com a inibição da formação do cílio, demonstrando a existência de um mecanismo, dependente do cílio primário, que controla o ciclo celular dos RGPs. O projeto em questão visa dissecar este mecanismo e identificar os componentes desta nova e importante função do cílio primário em RGPs. Para esse efeito, será utilizada a eletroporação “in utero” de embriões de rato e subsequente microscopia de secções de cérebro. Estas técnicas permitem monitorizar a proliferação de RGPs após a depleção de proteínas envolvidas na regulação da reabsorção do cílio de forma a determinar como é que a dinâmica do cílio primário condiciona o comportamento das células estaminais neurais durante o desenvolvimento do cérebro. Uma grande componente deste trabalho inclui também a investigação dos mecanismos de regulação de motores moleculares envolvidos no ciclo do cílio recorrendo a culturas celulares, live imaging, ensaios bioquímicos e microscopia eletrónica. Este trabalho irá aumentar o conhecimento sobre os defeitos celulares na origem de microcefalia e permitirá identificar novos alvos terapêuticos para estimular a produção de neurónios no tratamento de inúmeras doenças neurológicas.

Local de Trabalho: Instituto de Biologia Molecular e Celular IBMC /Instituto de Investigação e Inovação em Saúde – i3S.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 11 meses, com início previsto a 1 de setembro de 2020 e de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. —2019. 

17/08/2020 , Por COMPETE 2020