Bolsa de Investigação para Licenciado | HEMOSwimmers - “Otimização da hemodinâmica em torno de microrobôs

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação no âmbito do projeto de investigação HEMOSwimmers - “Otimização da hemodinâmica em torno de microrobôs nadadores”, cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020.

Período de candidaturaA receção de candidaturas decorre de 4 a 17 de agosto de 2020.

Requisitos de admissãoPodem candidatar-se estudantes inscritos num curso técnico superior profissional, numa licenciatura, num mestrado integrado ou num mestrado, na área de Bioengenharia, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e áreas afins, requisito a ser comprovado no ato da contratação. A bolsa apenas pode ser atribuída a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de um ano nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados; - A bolsa não pode ser atribuída a quem já tenha beneficiado de bolsas de investigação direta ou indiretamente financiadas pela FCT, atribuídas nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação.

Plano de trabalhosPretende-se realizar a otimização numérica da forma dos protótipos de microrobots utilizados na parte experimental do projeto HEMOSwimmers. Este processo será desenvolvido com base nos resultados obtidos na Atividade 4 do projeto. Em primeiro lugar serão realizadas simulações numéricas em 2D e/ou 3D usando a plataforma de código aberto OpenFOAM com o solver rheoTool. Os modelos constitutivos representativos do comportamento reológico do sangue real serão selecionados segundo os resultados experimentais da análise reológica dos fluidos análogos ao sangue no âmbito da Atividade 2 do projeto. Em segundo lugar, a morfologia dos protótipos será re-desenhada por meio de técnicas de otimização numérica.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte (CEFT), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 10 meses, com início previsto em Setembro de 2020, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas nunca ultrapassando a data de conclusão do projeto, no momento prevista para o dia 25/07/2021

 

04/08/2020 , Por COMPETE 2020