Bolsa de Investigação para Mestre | 3DINTERME

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre no âmbito do Projeto "3DINTERME: Efeitos de dimensionalidade nas propriedades físicas de materiais intermetálicos magnetoestrictivos e de tipo Heusler: Arquiteturas de 1 a 3 dimensões", referência POCI-01-01-45-FEDER-031302, financiado por fundos nacionais através da FCT e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Período de candidaturaA receção de candidaturas decorre de 19 de agosto a 1 de setembro de 2020.

Requisitos de admissão: Serem detentores de Mestrado em Física (ou formação equivalente).

Os candidatos deverão comprovar a inscrição em Doutoramento em Física ou áreas afins ou inscrição em cursos não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição do ensino superior, na área ou área afim à solicitada em edital (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada).

Nota: se for atribuído a alguém sem inscrição em curso conferente de grau tem a duração máxima de 12 meses de bolsa.

Será ainda dada preferência aos candidatos com experiência em magnetismo; experiência em síntese de materiais por técnicas de deposição por feixe de iões, eletrodeposição, síntese de membranas porosas por anodização e caracterização por técnicas de microscopia eletrónica, difração de raios-X e magnetometria.

Plano de trabalhosSíntese e caracterização de materiais magnéticos e intermetálicos nanoestruturados em membranas de alumina nanoporosa. Eletrodeposição de diferentes materiais em templates nanoporosas.  Deposição de filmes finos por técnicas de deposição por feixe de iões e elaboração de micro e nanoestruturas por litografia ótica.  Estudo das propriedades morfológicas, magnéticas e estruturais das nanoestruturas fabricadas.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Duração da bolsaA bolsa terá A duração de 3 meses, eventualmente renovável, com início previsto em setembro de 2020.

19/08/2020 , Por COMPETE 2020