Bolsa de Investigação para Mestre | AIDA: Adaptive, Intelligent and Distributed Assurance Platform

O INESC TEC abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação no âmbito do projeto AIDA: Adaptive, Intelligent and Distributed Assurance Platform, co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE 2020.

Período de candidatura: A receção de candidaturas decorre de 5 de agosto a 7 de setembro 2020.

Requisitos de admissãoMestrado em Ciência de Computadores, Engenharia Informática, Estatística Computacional e áreas afins. A atribuição da bolsa pressupõe que o candidato é estudante de um ciclo de estudos ou de um curso não conferente de grau, lecionado numa Instituição de Ensino Superior.

Fatores de preferência: Tese ou dissertação de mestrado e/ou artigos publicados em tópicos incluídos no plano de trabalho

Requisitos mínimos: Tese ou dissertação de mestrado em machine learning.

Plano de trabalhosO trabalho a realizar consiste no desenvolvimento de algoritmos federados de aprendizagem automática em fluxos de dados contínuos provenientes de múltiplas fontes. A investigação irá focar em problemas relacionados com agregação e atualização online de modelos em diferentes tipos de algoritmos (ex. árvores de decisão, decomposição de matrizes/tensores, ensembles), sob constrangimentos relacionadas com privacidade, segurança, explicabilidade e eficiência energética de algoritmos distribuídos de machine learning. O trabalho inclui ainda a participação na escrita de relatórios técnicos relacionados com as atividades do projeto, bem como a publicação de artigos científicos. Possibilidade de atividades letivas nas instituições de ensino superior parceiras do INESC TEC, em tópicos diretamente relacionados com o projeto.

Síntese do plano de trabalho e de formação:
- O desenvolvimento de uma framework de aprendizagem federada aplicável a vários tipos de algoritmos
- Uso de dados horizontal e verticalmente distribuídos
- Aplicação de mecanismos de explicabilidade, manutenção de privacidade
- Otimização de consumo energético de algoritmos distribuídos em diversos casos de uso
- Avaliação de algoritmos e publicação de pelo menos 3 artigos científicos
- Submissão de tese de doutoramento.

Local de TrabalhoINESC TEC, Porto, Portugal.

Duração da bolsa: 12 meses, com início previsto para 2020-10-01, eventualmente renovável até um máximo de quatro anos, se estudante de doutoramento.

05/08/2020 , Por COMPETE 2020