Bolsas de Investigação para Mestre | Projeto de I&D CAMELOT

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação, no âmbito do projeto/instituição de I&D CAMELOT/IST, POCI-01-0247-FEDER-045915, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020.

Período de candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 14 a 27 de agosto de 2020.

Requisitos de admissãoPerfil mínimo exigido: licenciatura em Engenharia Informática ou afim. Escrever e falar proficientemente em Inglês. Boa capacidade para o trabalho em equipa. Boas capacidades de programação e experiência no desenvolvimento de inteligência artificial com base em aplicações computacionais. Experiência anterior envolvendo desenvolvimento de atividades em sistemas inteligentes, agentes, otimização, técnicas de aprendizagem automática supervisionada e/ou não supervisionada.
Perfil preferencial: Utilização de técnicas de aprendizagem automática para a deteção de intrusões em redes de computadores; e/ou experiência na utilização da Elastic Stack (Elastic Search, Logstash, Kibana) e Filebeats.

Plano de trabalhos

Estas bolsas de investigação visam desenvolver técnicas para reduzir os custos operacionais relacionados com a utilização de recursos na cloud no contexto de sistemas de aprendizagem automáticos. O processo de otimização deverá garantir que sejam cumpridos “Service Level Agreements” que limitem o tempo/custo da construção (“training”) e consultação (“query”) de modelos de “machine learning” ou a precisão mínima atingida por esses modelos).

A primeira das duas bolsas será focada na investigação de técnicas de “transfer learning” para o desenvolvimento de modelos “black-box” para a previsão de tempo/custo/precisão de modelos treinados/consultados em diferentes configurações, quer da plataforma cloud quer dos híper-parâmetros do modelo.

A segunda bolsa focar-se-á no desenvolvimento de técnicas visadas a reduzir o custo de amostragem de configurações e, consequentemente, do processo de otimização, através da utilização de técnicas de “sub-sampling” e de amostragem parcial (ou seja, observação incompleta). 

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Grupo de Sistemas Distribuídos (GSD) do INESC-ID, sob a orientação científica do Professor Paolo Romano.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Setembro de 2020. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 21 meses.

14/08/2020 , Por COMPETE 2020