Bolsa de Investigação para Licenciado | cLabel+: Alimentos inovadores

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto cLabel+: Alimentos inovadores “clean label” naturais, nutritivos e orientados para o consumidor (PPS3 - Estabilização e conservação "clean label" de molhos, produtos cárneos e confeitaria), Nº 046080 “cLabel+”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Período de candidatura: A receção de candidaturas decorre de 17 a 28 de Agosto.

Requisitos de admissãoProcura-se um bolseiro (Bolsa de Licenciado) com formação na área de Engenharia Alimentar, Engenharia Biológica, Bioquímica, Biotecnologia, ou outra formação equivalente, de preferência com experiência em investigação em ambiente empresarial, na área da investigação e desenvolvimento de novos produtos, que possa reunir e sistematizar, ao longo do projeto, através da investigação e desenvolvimento, informação crítica para a tomada de decisões por toda a equipa de projeto.

Plano de trabalhosA PPS3 tem como objetivo desenvolver produtos que possam substituir a utilização de aditivos sintéticos na conservação, redução de ingredientes e estabilização da cor em alimentos para que possam ser designados “clean label”. Como modelos de estudo serão utilizados produtos cárnicos (fiambre, bacon e peito de peru) tendo em consideração os seguintes objetivos: substituir aditivos sintéticos por ingredientes naturais, nomeadamente: antioxidantes, conservantes, corantes, entre outros; assim como implementar tecnologias de processamento e conservação de produtos cárnicos. Orientação Científica: Eng.º Philippe Ramos Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - em vigor.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido na Primor Charcutaria-Prima, S.A. em Vila Nova de Famalicão

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Setembro de 2020, com possibilidade de renovação até à data prevista de conclusão do projeto (31 de Junho de 2023), em regime de exclusividade.

 

17/08/2020 , Por COMPETE 2020