Bolsa de Investigação para Mestrado | cLabel+: Alimentos inovadores_PPS3_1

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “cLabel+: Alimentos inovadores “clean label” naturais, nutritivos e orientados para o consumidor” (POCI-01-0247-FEDER-046080), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Período de candidatura: A receção de candidaturas decorre de 26 de agosto até 9 de setembro.

Requisitos de admissãoOs(as) candidatos(as) à bolsa de Investigação deverão possuir Mestrado na área de Ciências e Engenharias Biológicas ou afins. Os(as) candidatos(as) à bolsa de Investigação, deverão ainda estar inscritos ou comprometerem-se a se inscrever num curso não conferente de grau académico que promova a consolidação da sua formação científica. É condição essencial que os candidatos tenham bom domínio da língua inglesa e tenham experiência de investigação em ingredientes naturais: caracterização química e biológica; produtos cárnicos, molhos e/ou produtos de confeitaria: formulação e caracterização microbiológica, físico-química, textura e nutricional. Serão considerados fatores preferenciais a experiência em projetos de investigação na área do projeto.

Plano de trabalhosA atividade a desenvolver pelo(a) bolseiro(a) enquadra-se num projeto de investigação que tem como objetivo principal desenvolver processos e produtos que sejam entendidos pelo consumidor como consistentes com produtos com ingredientes naturais, com limitada utilização de um número elevado de aditivos, e que permitam, pelas suas propriedades físicas, químicas e nutricionais, proporcionar a experiência esperada, mantendo a segurança alimentar. É definido como objetivo específico o desenvolvimento de formulações otimizadas para a redução de conservantes sintéticos, teor de sal e estabilização de cor em diferentes matrizes alimentares, nomeadamente molhos, produtos cárnicos e produtos de confeitaria. O(a) Bolseiro(a) de investigação participará nas tarefas experimentais do projeto, recolha e análise de dados de investigação, e escrita de artigos.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no CBQF - Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa – Escola Superior de Biotecnologia.

Duração da bolsaA bolsa, com início previsto em 1 de outubro de 2020, terá a duração de 12 meses em regime de exclusividade.

26/08/2020 , Por COMPETE 2020