2 Bolsas de Investigação para Mestre | POWER

O Instituto de Telecomunicações abre concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação para detentor do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica, Telecomunicações, Computadores, ou equivalente, no âmbito do projeto POWER - Empowering a Digital Future, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 15 a 29 de maio de 2023.

Requisitos de admissão: Estão previstas bolsas de investigação:

- para os estudantes inscritos num curso de formação de nível superior a realizarem atividades de I&D com o objetivo de consolidar a sua formação científica através do desenvolvimento de trabalhos de investigação conducentes à obtenção do respetivo grau académico integrados ou não em projetos de I&D.

- para os estudantes inscritos em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D.

Os candidatos devem ter um Mestrado (M.Sc.) completo em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica, Telecomunicações, Computadores, ou equivalente, com experiência profissional relevante ou formação académica na área das telecomunicações com enfoque em Rádios Definidos por Software, Redes de Acesso de Rádio, comunicações móveis 5G, processamento digital de sinal em banda-base e RF, projeto baseado em FPGA (quer baseado em HDL, quer baseado em modelos de alto-nível). Os candidatos devem estar inscritos num programa doutoral.

Plano de trabalhos Conceção, desenvolvimento, simulação, implementação, integração e validação de modems e interfaces para unidades de rádio e infraestruturas 5G.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido nas instalações do Instituto de Telecomunicações - Aveiro, sob a supervisão do Prof. Arnaldo Oliveira.

Duração da bolsa12 meses, com possibilidade de renovação. Data de início: junho de 2023 ou pouco depois.

15/05/2023 , Por COMPETE 2030