Bolsa de Investigação para Mestre | Engenharia Eletrotécnica

O Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-Coimbra) abre o concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para Mestre em Eng. Eletrotécnica e de Computadores, Eng. Eletrónica e Telecomunicações, Eng. Informática, Eng. Biomédica, Eng. Mecânica ou área afim, no âmbito do projeto de I&D “Adaptação Automática do Passo do Robô Humanóide Para Diferentes Coeficientes de Atrito do Robô-Chão”.

Período da Candidatura: 22 de Abril a 7 de Maio de 2019.

Requisitos de admissão: Mestres em Eng. Eletrotécnica e de Computadores, Eng. Eletrónica e Telecomunicações, Eng. Informática, Eng. Biomédica, Eng. Mecânica ou área afim.

Plano de Trabalhos: O principal objetivo desta bolsa de investigação é a adaptação automática do passo de um robô humanóide para diferentes coeficientes de atrito do robô-chão. Este trabalho tem como parceiros a Kochi University of Technology do Japão, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Coimbra e o Mihailo Pupin Institute da Sérvia. Os objetivos particulares a atingir pelo bolseiro serão os seguintes:

- Desenvolver e integrar um sistema háptico para um operador humano poder sentir as variações das grandezas relevantes de um robô humanóide em situações de equilíbrio e locomoção (deslocação do centro de pressão, torque/força nos atuadores, ou outros).

- Desenvolver o controlo do robô humanoide NAO da Aldebaran, com técnicas de inteligência computacional.

- Upgrade de sapato instrumentado para aquisição das forças de reação ao solo de pé humano.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Sistemas e Robótica, da Universidade de Coimbra (Polo II), sob a orientação científica do Professor Doutor João Paulo Morais Ferreira.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração até 31 dezembro 2019, com início previsto em maio de 2019.

22/04/2019 , Por COMPETE 2020